Pular para o conteúdo principal

Obra de estabilização de encostas beneficia moradores da Vila Senhor dos Passos
Foto: PBH/ Divulgação

Obra de estabilização de encostas beneficia moradores da Vila Senhor dos Passos

criado em - atualizado em

A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) concluiu mais uma obra de encosta, na Vila Senhor dos Passos, região Noroeste da cidade, com o objetivo de estabilizar a área e eliminar o risco geológico no Beco Itapiranga. Foram feitos muros de contenção, impermeabilização da encosta e drenagem. Cinco famílias foram beneficiadas diretamente. O valor investido é de aproximadamente R$ 290 mil, com recursos provenientes do Fundo Municipal da Habitação Popular da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SMOBI).

 

Para Efísio Vieira dos Santos, que reside no local há quase 30 anos, as obras realizadas trouxeram segurança para a comunidade. “Eu tinha muito medo quando começava o período chuvoso de acontecer desmoronamento e arrastar a minha casa pelo barranco. Estou aliviado e posso dormir em paz pela segurança e estabilidade no local, por ser uma área de risco, outros vizinhos acabaram se favorecendo também e estamos muito felizes com o resultado”, concluiu.

 

A obra do Beco Itapiranga faz parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico de Belo Horizonte, que inicialmente prevê um conjunto de aproximadamente 200 obras emergenciais para mitigar os riscos geológicos na capital, beneficiando cerca de 245 mil pessoas. Até o momento 126 intervenções já foram finalizadas e 70 estão em andamento.