Pular para o conteúdo principal

Obra da Prefeitura em parceria com morador garante segurança para família
Divulgação/PBH

Obra da Prefeitura em parceria com morador garante segurança para família

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte entregou mais uma obra de prevenção de risco geológico na região de Venda Nova. Com orientação técnica e material fornecidos pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Alexandre Barbosa, morador da Rua Mércia Wanderley Lara, na Vila Mantiqueira, executou o projeto elaborado pela Prefeitura, garantindo segurança para ele, a esposa e as quatro crianças que vivem no local. O valor investido pela PBH foi de cerca de R$55 mil.

Segundo Eloy Nader, engenheiro da Urbel, a obra da casa de Alexandre envolveu a reconstrução do corredor, da sala, da cozinha e do telhado da casa, que haviam sido atingidos por um deslizamento de terra no início de 2023. “Além disso, foi executado o tratamento de toda a encosta exposta com tela e concreto, o preenchimento das cicatrizes e um muro de contenção com dimensão de 8,3m de comprimento por 3m de altura. Também foi reforçado o muro de arrimo já existente, com a execução de dois contrafortes de concreto armado, e implantado um cordão de drenagem pluvial até o córrego”, explicou.

A família, que se mobilizou para executar a obra, e ainda contou com a ajuda de amigos, está satisfeita em ver o resultado e está preparando os últimos detalhes pra voltar pra casa. “Agora a casa está segura para as crianças e para nós. Graças a Deus executamos a obra muito rápido e a Urbel acompanhou e explicou detalhadamente cada passo. O engenheiro Eloy foi muito atencioso e tirava todas as dúvidas que a gente tinha. Foi uma parceria que deu muito certo e agora é só alegria. Vamos terminar a parte de fiação e outros detalhes e logo estaremos de volta em casa”, comemorou.

Com essa modalidade de obras, a Prefeitura tem conseguido ampliar o número de intervenções realizadas nas vilas e preservar vidas nas áreas de risco geológico. As obras realizadas pelo morador seguem um protocolo de orientação técnica e de oferta de materiais para moradores que já tem experiência na realização de obras de pequeno porte.

Além dessa, outras 72 obras estão em andamento nas diversas regiões da cidade em parceria com moradores que vivem em áreas de risco.