Pular para o conteúdo principal

Escada no Conjunto Taquaril
Divulgação/PBH

Obra da Prefeitura elimina riscos e urbaniza via no Conjunto Taquaril

criado em - atualizado em

Os moradores da rua Divinópolis, no Conjunto Taquaril, região Leste da cidade, já começaram a ser beneficiados com as obras que vão eliminar o risco geológico de deslizamentos. O local começou a receber a contenção e urbanização da escadaria, por meio do Programa Estrutural em Área de Risco (PEAR), o que vai beneficiar 22 famílias.

 

A aposentada Iracema da Silva mora com a família há mais de 30 anos em um trecho onde a obra já foi concluída. Para ela, a mudança foi tão grande que não encontra nem palavras para agradecer as melhorias. “Essa obra foi enviada por Deus. Agradeço demais a Urbel. Tenho um filho cadeirante de 52 anos que não podia nem sair mais porque a rua era um barranco cheio de lama e a gente tinha que carregar ele. Descia segurando na cerca pra não cair. Agora tudo ficou bom. Tem escadaria e rampa no meu portão. O carro encosta e eu coloco meu filho. É uma alegria sem tamanho”, contou emocionada.

 

Segundo o engenheiro da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Alexandre Dayrell, nesta primeira etapa foram executados mais de 300 m² de contenção, a maioria com muros de arrimo de blocos de concreto e armação, mas também foi utilizado concreto projetado com tela e grampos. “Além da contenção, toda a via foi urbanizada, com a construção de 93 metros quadrados de escadaria, e recuperação de 33 metros quadrados já existentes; e, para concluir, foi implantada uma rede de drenagem de 100 metros com canaleta para descida d’água, e construídos mais de 300 m2 de passeio”, explicou. Nesta etapa foram investidos aproximadamente R$310 mil.

 

A segunda etapa já começou a ser executada e, de acordo a supervisora de Monitoramento da Diretoria de Risco e Assessoria Técnica, Patrícia Avelar, a previsão é de que sejam investidos mais R$392 mil em contenções, proteções de encosta, drenagem e recuperação de acesso de outro trecho da rua Divinópolis. A previsão de término é julho de 2023.