Pular para o conteúdo principal

Instrutor do curso e crianças sentadas em frente ao computador
Foto: Tatiane Danielle

O mundo da programação ao alcance das crianças

criado em - atualizado em

Apresentar o mundo da tecnologia aos mais jovens de uma forma simples e divertida: este é o objetivo do projeto “Aprendendo a lógica de programa”, lançado pela Prodabel, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O pontapé inicial foi dado com cerca de 300 alunos da Escola Municipal Governador Carlos Lacerda, no bairro Ipiranga, região Nordeste da cidade. Crianças entre seis e dez anos participam da atividade, desenvolvida no Centro de Qualificação em Tecnologia da Informação da Prodabel (CQTI). As aulas começaram em abril e vão até junho.

 

No mundo de hoje, é inegável que as pessoas estão cada vez mais conectadas. E isto acontece também com os meninos e meninas, que já demonstram certa facilidade e curiosidade em acessar informações em computadores, tablets e telefones celulares, por exemplo. Diante deste cenário, o curso surge como alternativa para trabalhar a programação desde cedo e despertar o interesse dos mais jovens.

 

“Aprender a programar é também uma forma de organizar os pensamentos de maneira estruturada. Isto aconteceu comigo. Vontade, esforço e dedicação: esta é a combinação perfeita para o sucesso”, afirmou o Presidente da Prodabel, Leandro Garcia. Na opinião do Diretor de Inclusão Digital, Leonardo Augusto Roscoe da Rocha, o programa pode apresentar, no futuro, profissionais extremamente capacitados e prontos para o mercado de trabalho. “O projeto desperta justamente o desejo de aprender informática, de ampliar o conhecimento”, disse.

 

Já a diretora da escola Governador Carlos Lacerda, Karine Gusmão, destaca que o acesso à informação é importante para ampliar as temáticas no campo da educação. “O aluno vai aprender como funcionam as máquinas e os jogos, o que pode abrir no futuro a possibilidade de uma profissão ou novas pesquisas”.