Pular para o conteúdo principal

Mais de 50 alunos formador em cursos de informática da Prodabel, reunidos em salão.
Foto: Divulgação PBH

Número de alunos formados em cursos promovidos pela Prodabel chega a 1,6 mil

criado em - atualizado em
O número de alunos formados em cursos oferecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel), bateu recorde em 2018. Cerca de 1,6 mil pessoas de todas as idades conquistaram um diploma, o que representa um aumento de 70% em relação ao ano passado.


A assinatura de convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações permitiu a ampliação da estrutura física da unidade do bairro Ipiranga da Prodabel e a contratação de novos monitores e educadores. Além disso, a Prefeitura ampliou a oferta de cursos e o número de turmas já existentes, inclusive com atividades realizadas fora da unidade Ipiranga.


O destaque fica por conta do curso de Programação e Robótica. Um projeto piloto, desenvolvido com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, selecionou 35 crianças da Escola Municipal Vicente Guimarães, em Venda Nova. Após o sucesso da iniciativa, o número de escolas parceiras será ainda maior em 2019. 


Para o presidente da Prodabel, Leandro Garcia, a tecnologia é uma porta para o futuro e a conquista do diploma representa um verdadeiro ‘empoderamento’ pessoal. Já a secretária municipal de Educação, Ângela Delbem, ressalta que o resultado só foi possível graças a atuação em conjunto de vários setores da Prefeitura. “É na escola que a gente aprende e volta para aprender ainda mais sempre que pode. Quando falamos de tecnologia, estar de mãos dadas, é muito importante”.


Além do curso de Robótica, foram realizados cursos de Informática Básica para pessoas de todas as idades, Formação e Vivência em Informática para Jovens; Planilha Eletrônica Aplicada; Manutenção de Computadores; Rede de Computadores; Artes Visuais; Ciências da Computação; Recondicionamento de Computadores; e Educação Ambiental. 


Entre os formandos, o aluno do curso de Formação e Vivência em Informática para Jovens, Robson Luiz Fernandes Machado, 24 anos, conquistou seu primeiro diploma. Ele se mostrou orgulhoso com o feito e espera seguir trabalhando com tecnologia. “Eu agradeço pela oportunidade. Foi um período de muito aprendizado e que despertou meu interesse. Hoje já me vejo no mercado, trabalhando na área”.


Ampliação

Se os números neste ano foram expressivos, em 2019 eles prometem ser ainda melhores! Isto porque a diretoria da Prodabel tem como objetivo ampliar todas as atividades. Quem tiver interesse em se inscrever para turmas futuras pode entrar em contato com a Prodabel, pelo telefone 3277-6064. É importante lembrar que todos são gratuitos e parte dos alunos ainda recebe auxílio-transporte e lanche.

 

20/12/2018. Balanço de cursos. Fotos: Divulgação/Prodabel