Pular para o conteúdo principal

Imagem reunião on-line
Foto: Divulgação/PBH

Novos procuradores municipais são empossados em cerimônia on-line

criado em - atualizado em

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) realizou nessa terça-feira, dia 1º, cerimônia virtual de posse dos procuradores municipais Guilherme Temponi Dias Godinho, Samuel Ferreira Ribeiro Silva, Yves de Figueiredo Rolemberg Mendonça, Júlio César Machado de Medeiros Alves Júnior, Victor Teixeira de Freitas e Leandro Augusto Penido Pereira. Aprovados no concurso regido pelo edital 03/16 e nomeados em 2020 e 2021, os seis já estão em exercício profissional. 

 

O mestre de cerimônia, procurador Paulo de Castro, declarou aberta a sessão e apresentou os participantes do ato: o vice-prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman, o procurador-geral do município, Castellar Modesto Guimarães Filho, o procurador e representante do Conselho Superior da Procuradoria, Pedro Victor Silva de Andrade, e a procuradora e presidente da Associação dos Procuradores Municipais de Belo Horizonte (Aprom-BH), Hercília Maria Portela Procópio. 

 

Na saudação aos novos colegas, Hercília mencionou que a posse deles se dá no ano em que ela completa 25 anos de trabalho na PGM. Afirmou que a equipe está pronta para ajudá-los no que for preciso, sobretudo neste momento difícil de pandemia, que está exigindo de todos um enorme esforço na defesa das políticas públicas adotadas pelo município. Ao concluir, Hercília fez questão de agradecer o empenho de todos para a nomeação dos concursados, destacando o apoio do prefeito Alexandre Kalil, do vice-prefeito Fuad Noman e do procurador-geral Castellar Guimarães. 

 

Falando em nome do Conselho Superior da PGM, Pedro Victor parabenizou os novos procuradores pelo êxito no concurso e ressaltou que eles estão iniciando uma carreira desafiadora, mas igualmente gratificante. Fez um breve apanhado sobre as funções e ações do conselho, que, embora criado recentemente, já garantiu alguns avanços para a PGM, como a regulamentação do fundo dos honorários dos procuradores, da distribuição e redistribuição dos expedientes e da lotação dos procuradores nas diversas equipes em que atuam. 

 

O procurador-geral Castellar Guimarães saudou os novatos salientando a grandeza da vitória que obtiveram em um concurso público tão disputado. “Vocês venceram uma batalha fantástica, pois sabemos das dificuldades do concurso, e, agora, vocês integram uma equipe brilhante”, afirmou. O procurador-geral destacou o apoio que a PGM tem no âmbito do executivo municipal e as boas condições de trabalho que a equipe desfruta. Castellar concluiu assegurando que os novos procuradores contarão com a colaboração e a solidariedade de todos na Procuradoria, e que a porta do seu gabinete estará sempre aberta para eles.  

 

O vice-prefeito Fuad Noman transmitiu aos nomeados os cumprimentos do prefeito Alexandre Kalil, e relatou que, em sua longa experiência no setor público, nas esferas federal, estadual e municipal, tem visto como a atuação do procurador dá suporte e tranquilidade para a tomada de decisão dos administradores, de acordo com a lei, a transparência e a busca do bem comum. “A Prefeitura fez o concurso para contratar pessoas. Contratou dos senhores a inteligência, o braço e a capacidade de trabalho, mas não consegue contratar o coração. Isso, nós precisamos que os senhores entreguem. Só assim, com o coração à frente, darão conta, de forma completa, do serviço público que temos o prazer de exercer”, finalizou. 

 

Neste ponto da cerimônia, o procurador-geral Castellar Guimarães retomou a palavra e deu posse a cada um dos novos procuradores. Em seguida, o recém-empossado Samuel Ferreira Ribeiro Silva falou em nome dos demais colegas. Ele mencionou o longo caminho trilhado desde a faculdade de Direito até a posse como procurador municipal de Belo Horizonte, agradeceu o incentivo dos familiares e a todos que batalharam por essa nomeação. Para ilustrar a persistência indispensável ao êxito nessa caminhada, citou a célebre frase de Winston Churchill: “Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade”. 

 

Representando os familiares dos novos procuradores, Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, mãe de Yves de Figueiredo Rolemberg Mendonça, cumprimentou a todos os pais e demais familiares dos participantes da cerimônia, e falou da emoção de presenciar, com saúde, em plena pandemia, esse momento tão importante nas vidas dos filhos. Referiu-se à renúncia e ao esforço deles ao abraçar os estudos em busca da conquista que alcançaram, e agradeceu o acolhimento que esses jovens vindos de vários pontos do país tiveram em Belo Horizonte. 

 

No encerramento da cerimônia, o procurador-geral Castellar Guimarães reiterou os votos de boas-vindas aos novos procuradores e manifestou seu otimismo, asseverando que, em breve, haverá razões de sobra para comemorar os bons resultados que certamente virão.