Pular para o conteúdo principal

Novos ônibus são aprovados por passageiros de BH

criado em - atualizado em
Ao entrar pela primeira vez no ônibus equipado com ar-condicionado e suspensão a ar, Iasmyn Souza, 20 anos, sentiu a diferença: “Mais confortável, espaçoso e moderno”. Ela é usuária da linha 1404 A (Palmeiras/Alípio de Melo). Sensação que para o senhor Ildeu Pereira, que mora próximo ao ponto final da linha, já não é novidade. Mesmo acostumado a usar o carro ou moto para se deslocar, ele fez questão de andar no novo ônibus algumas vezes e aprovou. “A viagem ficou muito mais agradável; melhorou tanto para os passageiros quanto para os motoristas e cobradores”. 

Desde o dia 26 de outubro, começaram a circular os novos ônibus com ar-condicionado e suspensão a ar no sistema de transporte municipal de Belo Horizonte. Inicialmente, foram 70 novos veículos. Agora, já são 135, e a previsão é que, até o final deste ano, mais 115 veículos entrem no sistema, totalizando 250, conforme prometido pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Os motoristas José Hermito Monteiro e Glaucio Martins confirmam o que o senhor Ildeu disse sobre a melhoria no dia a dia de quem trabalha nos novos ônibus. Para José Hermito, é nítido o conforto desses veículos. “Cheguei em casa menos cansado após dirigir os ônibus com ar-condicionado e suspensão a ar.” Glaucio, que deixou a função de agente de bordo há três meses para ser motorista, também sentiu mais conforto e segurança durante a viagem e aprovou a mudança.


 
Os ônibus

Os novos veículos contam com um visual diferenciado, nas cores azul e cinza. A suspensão a ar proporciona maior suavidade nos deslocamentos, deixando a viagem mais agradável. Já o ar-condicionado é uma reivindicação antiga dos usuários e, a partir de agora, atendendo ao decreto Nº 16.568, de 2017, todos os ônibus que entrarem no sistema de transporte de Belo Horizonte terão os dois dispositivos. Gradativamente, outros novos veículos irão fazer parte da frota de ônibus da capital. 

A frota do transporte coletivo de Belo Horizonte é composta por 2.849 ônibus e já conta com 569 ônibus com ar-condicionado. Cerca de um milhão e meio de pessoas utilizam os ônibus do transporte coletivo da capital todos os dias.
 
 

28/11/2017. Novos ônibus com ar-condicionado. Fotos: Divulgação/PBH