Pular para o conteúdo principal

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, acompanhado de três homens, percorre corredor do Hospital Municipal Odilon Behrens.
Foto: Amira Hissa/PBH

Novo ambulatório do Hospital Odilon Behrens aumenta atendimento aos moradores

criado em - atualizado em
Na manhã de quarta-feira, dia 16 de outubro, o prefeito Alexandre Kalil visitou as novas instalações do Ambulatório de Especialidades Multiprofissional do Hospital Metropolitano Odilon Behrens. Com investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão para a sua construção, o ambulatório iniciou as atividades no último dia 23, com a estimativa de um aumento de 30% da capacidade de atendimento ambulatorial, passando de 6.500 para 8.500 atendimentos por mês.

 

Com a nova estrutura, o número de consultórios passou de 33 para 38, para ofertar atendimentos em 30 especialidades, como por exemplo, cirurgia plástica, odontologia, clínica médica, ortopedia, clínica cirúrgica, ginecologia, otorrinolaringologia e pediatria. O novo ambulatório, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, tem uma equipe de 120 profissionais, sendo 80 médicos e 40 profissionais de outras áreas da saúde, como dentistas, enfermeiros.

 

O prefeito Alexandre Kalil destacou o trabalho intenso da gestão para suprir as necessidades da área e garantir o bom atendimento da população. “Fico muito feliz que o ambulatório já esteja funcionando desde setembro. Agora, a gente vem colhendo o fruto desse cuidado com a coisa pública e com a área da saúde de Belo Horizonte”, afirmou. O prefeito destacou ainda que a capital mineira vem sofrendo com os atrasos e a falta de repasses. “Apesar disso tudo, hoje, eu visitei um ambulatório que não deve nada a nenhum serviço particular”, afirmou o prefeito.

 

Com área de 1.000m², que proporciona maior conforto para usuários e profissionais da unidade, o ambulatório está localizado no 2° andar da UPA do Odilon Behrens e funciona com consultas agendadas. O superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens, Danilo Borges Matias, ressaltou os benefícios do novo espaço para a população de Belo Horizonte. Este novo ambulatório, afirmou o gerente, incrementa a capacidade de produção, em cerca de 30%, no número de consultas mensais. Danilo Borges também chamou a atenção para o investimento feito na ambiência e na acessibilidade, com vistas a trazer mais conforto para os pacientes e trabalhadores do hospital.

 

 

Estrutura

O novo empreendimento levou cerca dez meses para ser concluído e não foi necessária a utilização de mão de obra externa, já que todo o trabalho pôde ser realizado por equipes da Prefeitura de Belo Horizonte e do próprio hospital. O espaço é todo climatizado e conta com infraestrutura ampla, com corredores largos e portas que permitem um bom fluxo de cadeirantes, sem obstáculos, adequado para receber pessoas com dificuldades de mobilidade. Há ainda um elevador de macas para facilitar o acesso de pacientes acamados.

 

Além de abrigar o Ambulatório de Especialidades Multiprofissional do Hospital Metropolitano Odilon Behrens, o edifício, que funciona na rua Doutor João Carvalhais de Paula, 85, bairro São Cristóvão, também abriga o Centro de Especialidades Médicas Pampulha e a Gerência de Saúde do Trabalhador do Hospital Odilon Behrens.