15 Maio 2025 -
Nesta quinta-feira (15) os usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte ganharam mais uma facilidade: um novo acesso à Estação Diamante, localizado na Rua José Furtado Nunes, 70, no Bairro Diamante.
Com a novidade, a estação — que já conta com acesso principal pela Av. João Rolla Filho — passa a oferecer uma nova alternativa de embarque, contribuindo para maior comodidade e fluidez no deslocamento dos passageiros. Para utilizar esse novo acesso, é necessário ter em mãos o cartão BHBUS com saldo suficiente para uma passagem. O pagamento via QR Code, gerado no aplicativo BHBus+, também será aceito, ampliando as opções de entrada digital. Por conta do espaço físico disponível, esse novo acesso não contará com bilheteria para compra de passagem em dinheiro.
A iniciativa atende a uma demanda da comunidade, expressa nas reuniões da Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT) e por solicitações da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Cerca de 320 mil passageiros passam mensalmente pela Estação Diamante, um dos principais terminais de integração do sistema BHBUS, que conecta diversos bairros da região do Barreiro e outras áreas da capital.
Sobre as CRTTs
A Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT) é um espaço de participação popular que fortalece o diálogo entre a comunidade e o poder público municipal. Atuando nas nove regionais de Belo Horizonte, a CRTT tem caráter consultivo e sugestivo, e é coordenada pela BHTrans, por meio da Assessoria de Mobilização Social.
As reuniões ordinárias são realizadas a cada dois meses e têm como foco o acompanhamento de demandas, treinamentos e apresentação de propostas relacionadas ao transporte e ao trânsito da cidade. Já as reuniões extraordinárias são convocadas para discutir pautas específicas, como alterações de itinerários ou mudanças na circulação viária, sempre com a participação direta das comunidades envolvidas.
A abertura do novo acesso à Estação Diamante é mais um exemplo de como a escuta ativa da população pode contribuir para um sistema de transporte mais eficiente, acessível e conectado às necessidades dos cidadãos.