Pular para o conteúdo principal

Nove eventos esportivos são contemplados com auxílio financeiro da Prefeitura
Foto: Felipe Rafael Ferreira Maximiano

Nove eventos esportivos são contemplados com auxílio financeiro da Prefeitura

criado em - atualizado em

Nove eventos esportivos programados para ocorrer a partir deste mês até o final do ano vão receber auxílio financeiro de edital da Prefeitura de Belo Horizonte. O valor total ofertado foi de R$ 400 mil. Foram contemplados os seguintes projetos: BOP Games 2023; Campeonato Brasileiro de Handebol de Seleções Juvenil Masculino e Feminino 2023; Esporte na Quebrada; Vôlei na Praça BH 2023; JD 9 anos; Copa Belo Horizonte de Beach Tennis; Circuito Personal; Festival de Taekwondo 2023 e Futevôlei Social.

Ao todo, mais de 30 modalidades esportivas e atividades físicas serão desenvolvidas – seja no formato de competição, oficina ou prática - na modalidade presencial, atendendo aos objetivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de democratizar, diversificar e fortalecer o esporte e o lazer no município.

De acordo com a secretária Municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco, o edital é uma importante ferramenta da pasta enquanto política pública, permitindo o apoio na promoção de eventos esportivos de forma justa, e assim, incentivando e fomentando a prática de atividades físicas. 

O BOP Games 2023, primeiro evento a ser realizado com recursos do edital, é o maior festival multiesportivo da América Latina e acontece nos dias 9 e 10 de setembro, no Mineirão. De acordo com os organizadores serão reunidos atletas de todo país, em diversas modalidades esportivas, como crossfit, corrida de Rua, patinação de velocidade, jiu-jitsu, boxe, muay thai, ciclismo indoor, tênis de mesa, entre outras. Além de competições esportivas, o evento também promove a rede esportiva local com a presença de uma Feira Fitness, fomentando a experimentação esportiva para crianças em desafios e brincadeiras e oferece atividades gratuitas para os expectadores, com aulões de dança, lutas e ginástica funcional. 

O coordenador Geral do evento, Yan Lages Ouriques ressalta que o auxílio financeiro tem papel fundamental para a idealização do projeto. “O auxílio garante que os participantes recebam e vivenciem uma experiência esportiva de alto nível, com segurança, desafio, competitividade e diversão.  Por meio dele é possível fomentar e viabilizar grande parte das modalidades esportivas envolvidas no BOP Games, sobretudo às predominantemente urbanas, as quais possuem pouco incentivo financeiro para sua execução de forma independente”, finalizou. 

Já o projeto "JD 9 anos" realiza, no dia 10 de setembro, a 7ª edição do Campeonato de Skate no Barreiro, com categorias a partir de 8 anos de idade. A promoção é do Instituto Macunaíma de Cultura, na Pista de skate do Barreiro, localizada na Praça Cristo Reina – Avenida Afonso Vaz de Melo. O objetivo  do evento é incentivar a prática do skate e movimentar a comunidade local, com a participação de atletas,  praticantes iniciantes, simpatizantes e do público em geral.

Segundo a produtora cultural do evento, Letícia Barbosa dos Santos, o campeonato atrai competidores de Minas Gerais e de outros estados, e sempre foi realizado de forma independente, sem qualquer patrocínio, apenas com apoiadores e articulações com a população local. “Pela primeira vez o campeonato contará com estrutura completa, tendo sonorização, ambulância, equipe de limpeza, segurança, banheiros químicos e tudo que um evento deste porte precisa”, explicou Letícia. 

Ela ressaltou ainda que o evento é realizado em um polo cultural e esportivo muito relevante para a juventude da região do Barreiro. “Uma juventude frequentemente excluída, que possui pouco acesso aos eventos desse tipo, que costumam acontecer em regiões mais afastadas, mas agora, com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, creio que o evento irá tomar outra proporção, trazendo visibilidade para a Pista de Skate do Barreiro”, enfatizou. 

Agenda de eventos apoiados pela SMEL em setembro

BOP Games – 9 e 10 de setembro, Mineirão
7º Campeonato de Skate do Barreiro – 10 de setembro, Praça Cristo Reina
Esporte na Quebrada – 13 a 16 de setembro, diversos locais 
Circuito Personal de Atividades Físicas – 27 a 29 de setembro, Avenida dos Bandeirantes
Vôlei na Praça BH 2023 – 29 de setembro a 29 de outubro, diversos locais

Outros eventos que ocorrerão ainda neste ano, mas com datas ainda não confirmadas

Copa Belo Horizonte de Beach Tennis 
1º Festival de Taekwondo do Projeto Itamar 2023