Pular para o conteúdo principal

Obras de prevenção de enchentes nas bacias Túnel/Camarões, no bairro Tirol, região do Barreiro
Foto: Antônio Rodrigues/PBH

Novas bacias de detenção de cheias no Barreiro já mostraram funcionalidade

criado em - atualizado em

As obras de prevenção de enchentes nas bacias Túnel/Camarões, no bairro Tirol, região do Barreiro, já apresentaram bons resultados na captação de água da chuva no temporal ocorrido na quinta-feira, 18 de outubro à tarde na capital. O intenso trabalho feito no local, desde a retomada das obras em abril do ano passado, é mais um esforço da Prefeitura de Belo Horizonte na prevenção de inundações não só da região como também na bacia do Arrudas.
 

Executada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), a obra tem 2,5 km de extensão, numa área de aproximadamente oito km². Estão sendo implantadas duas barragens de detenção de cheias (B1 e B2), sendo que uma delas será para conter resíduos sólidos (lixo) e a outra para regular a vazão das águas pluviais. Juntas, as novas bacias terão capacidade de conter 400 milhões de litros d’água.
 

Além disso, está sendo feita a canalização do córrego Camarões, uma avenida sanitária toda pavimentada e o remanejamento de interceptores de esgotos.  Após a conclusão dos trabalhos, será criada uma área de lazer com três quadras poliesportivas, uma pista de caminhada no entorno da barragem, uma pista de skate e academia a céu aberto.
 

A previsão de término dos trabalhos é para o final do primeiro semestre de 2019. Neste empreendimento estão sendo investidos aproximadamente R$ 152 milhões com recursos próprios e também provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).