Pular para o conteúdo principal

Mostra de presépios e concerto que revisita obra de Pixinguinha completam a programação do Circuito Municipal de Cultura
Foto: Luciana Lages

Novas atrações encerram a programação do Circuito Municipal de Cultura em 2022

criado em - atualizado em

Encerrando as atividades de 2022, o Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte apresenta mais duas atrações na programação. Embalada pelas manifestações da cultura popular de celebração do Natal, a "Mostra BH - Circuito de Presépios" acontece entre 20 de dezembro e 6 de janeiro de 2023, ocupando 11 Centros Culturais da cidade com trabalhos criados a partir de oficinas formativas. Nesta quinta-feira (15), o projeto “Quinta no Raul” leva ao palco do Teatro Raul Belém Machado o concerto “Viva Pixinguinha”, da Orquestra de Rua Já Te Digo. As atividades são gratuitas; para o concerto, é necessária retirada de entradas pelo Disk Ingressos. Mais informações podem ser encontradas nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), em parceria com o Instituto Odeon.

 

Criada em 2014, a "Mostra BH - Circuito de Presépios" apresenta neste ano o resultado de oficinas de criação de presépios realizadas em comunidades do entorno de 11 Centros Culturais da capital. Visando promover a valorização, a preservação e a difusão dos presépios enquanto patrimônio cultural, a ação também incentiva a população a visitar esses importantes equipamentos culturais descentralizados. A atividade acontece nos seguintes Centros Culturais: Liberiano Alves de Oliveira, Urucuia, Bairro das Indústrias, Salgado Filho, Usina de Cultura, Pampulha, Jardim Guanabara, São Bernardo, Vila Fátima, São Geraldo e Zilah Spósito.

 

Até o dia 19, serão ministradas, nos referidos Centros Culturais geridos pela Fundação Municipal de Cultura (FMC), oficinas de criação de presépios com materiais recicláveis e alternativos, direcionadas às comunidades locais. O desenvolvimento dos presépios é feito com a orientação de educadores de arte e patrimônio, seguindo conceitos como o reaproveitamento, a ressignificação e a reutilização de materiais de forma criativa. Por meio da atividade formativa, o projeto busca fortalecer vínculos artísticos e comunitários a partir da integração entre pessoas de diferentes gerações e repertórios culturais, culminando em uma mostra para toda a família, que hoje integra o calendário de comemorações natalinas de BH.

 

Música

Na edição do “Quinta no Raul” de dezembro, o Circuito Municipal de Cultura traz como atração a Orquestra de Rua Já Te Digo, que apresenta o concerto “Viva Pixinguinha”, às 20h, no Teatro Raul Belém Machado. A proposta é revisitar o mundo sonoro de Pixinguinha, um dos maiores compositores da música popular brasileira, fazendo soar toda a inventividade de seu repertório. Para tanto, a orquestra busca inspiração em um dos conjuntos musicais capitaneados pelo maestro, que ficou conhecido na época de ouro do Rádio como “O Pessoal da Velha Guarda” e contava com outras figuras fundamentais para a história do choro e do samba, tais como Donga e João da Baiana.

 

Criada em 2016, a Orquestra de Rua Já te digo é formada por instrumentistas de extensa atividade no campo da música instrumental, de bandas de música, de orquestras sinfônicas e conjuntos de choro.  Para o “Quinta no Raul”, a grupo se apresentará com Agostinho Paolucci (violão sete cordas), Du Macedo (cavaquinho), Gleisson Queiroz (trompete), Wesley (bombardino e oficleide), Natália Mitre (bateria e percussão), Analu Braga (percussão), Artur Pádua (voz) e Marcelo Chiaretti (direção musical e flautas).

 

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. O Circuito Municipal de Cultura oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.

 

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém, nessa nova etapa, iniciada em julho de 2022, o compromisso de oferecer programação cultural plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção local em todos os seus territórios e manifestações. O Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, Mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19.

 

No ano de 2022, o Circuito realizou mais de 150 ações, com público acima de 25 mil pessoas. Foram mais de 400 artistas envolvidos nesse período e acima de 500 agentes da cadeia produtiva contratados, com maior destaque para artistas e fornecedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

Serviço | Circuito Municipal De Cultura em dezembro

"Mostra BH - Circuito de Presépios"
Quando. De 20 de dezembro a 6 de janeiro de 2023
Onde. Nos Centros Culturais: Liberiano Alves de Oliveira, Urucuia, Bairro das Indústrias, Salgado Filho, Usina de Cultura, Pampulha, Jardim Guanabara, São Bernardo, Vila Fátima, São Geraldo e Zilah Spósito
Quanto. Gratuito e aberto ao público
Mais. Programação completa neste link

“Quinta no Raul” - Orquestra de Rua Já Te Digo apresenta “Viva Pixinguinha”
Quando. Dia 15 de dezembro, às 20h
Onde. Teatro Raul Belém Machado (Rua Jauá, 80 - Alípio de Melo)
Quanto. Gratuito, mediante retirada de entradas pelo Disk Ingressos
Mais. Programação completa neste link