Pular para o conteúdo principal

Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, participam de solenidade de entrega de 14 ambulâncias do governo Minas para BH.
Foto: Amira Hissa

Novas ambulâncias são entregues para renovação em solenidade

criado em - atualizado em

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 29, a entrega de 14 ambulâncias do Governo do Estado para o Município de Belo Horizonte. A solenidade contou com a presença do prefeito Alexandre Kalil; do governador Fernando Pimentel; da secretária de Assuntos Institucionais, Adriana Branco; da secretária de Governo, Alcione Comonian; do secretário municipal de Saúde, Jackson Pinto; e do secretário estadual de Saúde, Sávio Souza Cruz.

 

De acordo com o Governo do Estado, os veículos estão sendo entregues a diversos municípios mineiros com base em estudos previamente realizados em cada região. Em Belo Horizonte, as ambulâncias contribuirão para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 

Os 14 veículos entregues pelo Estado podem ser adaptados para funcionar como Unidade de Suporte Avançado (USA) ou Unidade de Suporte Básico (USB). Com a entrega, seis dos atuais 28 veículos de Belo Horizonte, serão substituídos (dois USA e quatro USB); e os oito restantes ficarão de reserva para casos de manutenção.

 

“Essa é uma conquista muito importante pra cidade e para a saúde da cidade. Agora passamos a possuirmos 42 ambulâncias no total, é claro que muitas das ambulâncias antigas não estão em condições de rodar, por isso, serão levadas para manutenção e utilizadas para o transporte sanitário.” afirma o secretário municipal de Saúde, Jackson Pinto.

 

SAMU em Belo Horizonte

Atualmente, a capital conta com 42 ambulâncias. O SAMU trabalha com protocolo de atendimento de urgência conforme parâmetros nacionais, que estabelece normas para a operação de atendimento aos chamados.

 

O objetivo do SAMU é atender urgências clínicas, traumáticas, psiquiátricas e obstétricas que são solicitadas por meio do número não tarifado 192. Em 2016, o SAMU de Belo Horizonte fez 641.194 atendimentos telefônicos e 85.736 atendimentos com deslocamento de ambulância.

 

Mais fotos da entrega das ambulâncias em nosso flickr