Pular para o conteúdo principal

Nova mostra do Cine Santa Tereza exibe sucessos de Al Pacino
Divulgação/PBH

Nova mostra do Cine Santa Tereza exibe sucessos de Al Pacino

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove a partir deste sábado (6), no Cine Santa Tereza, a mostra “Al Pacino”, com a exibição de filmes do ator norte-americano. A Mostra, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, exibirá 20 produções. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site da Sympla. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa da mostra pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

No primeiro dia de exibição, o filme “Fogo Contra Fogo” (1995, classificação 14 anos) será apresentado em uma sessão comentada pelo professor e pesquisador José Ricardo Miranda Jr, no contexto do “Cineclube Liberdade”, projeto de extensão do Centro Universitário Una. Na obra, do diretor Michael Mann, a dupla Al Pacino e Robert de Niro contracenam em um eletrizante enredo de ação. Seguindo a programação, fazem parte da mostra filmes como a trilogia épica do diretor Francis Ford Coppola, “O Poderoso Chefão I, II e III” (1972, 1974 e 1990, classificação 12 anos) que revela a transformação de um jovem capitão da marinha no grande mafioso Michael Corleone. Outros criminosos marcantes interpretados por Al Pacino também aparecem em filmes clássicos, como “Um Dia de Cão" (1975, classificação 14 anos), de Sidney Lumet, e "Scarface" (1983, classificação 18 anos), do diretor Brian de Palma.

 

A versatilidade do artista pode ser conferida em “Perfume de Mulher” (1992, classificação livre), um remake de um filme italiano que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator, ao interpretar um ex-militar aposentado e cego, aprendendo com um jovem inexperiente a superar sua desilusão com a vida. A Mostra  traz , ainda, obras relevantes na carreira do ator, como “O Espantalho” (Jerry Schatzberg, 1973, classificação 16 anos), “O Advogado do Diabo” (Taylor Hackford, 1997, classificação 18 anos), “O Informante” (Michael Mann, 1999, classificação 14 anos), e “As Duas Faces da Lei” (Jon Avnet, 2008, classificação 14 anos).

 

Além de premiado e consagrado por sua performance como ator, Al Pacino mostra suas múltiplas faces na Mostra com o primeiro filme no qual assina a direção, “Ricardo III: um ensaio” (1996, classificação 14 anos). O longa apresenta o drama de Shakespeare a partir de um formato distinto do teatro convencional e, ao mesmo tempo, não-tradicional para as narrativas clássicas cinematográficas, mesclando e intercalando a montagem teatral, com cenas de bastidores, discussões dos atores e entrevistas com habitantes de Nova York.

 

Aclamado pela crítica e adorado pelos fãs, Al Pacino está no rol dos atores que marcaram a história do cinema mundial. Com 83 anos de idade recém completados no dia 25 de Abril, este mestre da arte de atuar segue em plena atividade. Al Pacino tem mais de 50 anos de carreira e uma filmografia permeada por personagens icônicos, com destaque para o mafioso Michael Corleone, que rendeu ao ator projeção internacional da sua carreira. Com muitos papéis importantes no cinema, o artista é reconhecido pela intensidade e densidade dramática dos personagens que interpreta e que lhe renderam nove indicações ao Oscar.

 

Serviço

Mostra Al Pacino

De 6 a 31 de maio de 2023

Sessões gratuitas. retirada de ingressos na Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão.

 

Programação: Portal Belo Horizonte

Classificação indicativa: de livre a 18 anos de acordo com cada filme

Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza - Praça Duque de Caxias