Pular para o conteúdo principal

Cinco membros do programa Vida ativa fazem exercício na Academia a Céu Aberto, durante o dia.
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Nova ação do programa Vida Ativa tem caminhada e exercícios a céu aberto

criado em - atualizado em

A aposentada Ângela Maria Ferreira Santos, de 60 anos, é uma das alunas do Vida Ativa, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, dirigido a pessoas acima de 50 anos. Ângela Maria frequenta as aulas da turma de estreia da nova modalidade de atividade física do Vida Ativa: a caminhada orientada e exercícios nos equipamentos da Academia a Céu Aberto. As aulas são realizadas no Centro de Referência da Pessoa Idosa (avenida Pedro II, 3.250, bairro Caiçara, região Noroeste), um dos 45 núcleos do Vida Ativa.

 

A nova ação foi implantada neste mês para os alunos das turmas de terças e quintas-feiras, cujas aulas ocorrem das 9h às 10h na pista de caminhada e na academia instalada nas dependências do Centro de Referência da Pessoa Idosa.  “Fico mais segura e relaxada ao praticar exercícios físicos ao ar livre, em um espaço público fechado e com acompanhamento de profissional de educação física”, afirma a aposentada.

 

A aluna diz que é a primeira vez que frequenta atividades físicas promovidas pela Prefeitura de Belo Horizonte e destaca a qualidade das aulas, enfatizando o carinho e a atenção dispensados aos alunos pelos monitores.  “Estou aqui há duas semanas e já penso em cancelar minha matrícula na academia particular que frequento há vários anos e, assim, economizar o valor da mensalidade”, diz.

 

Irmã gêmea de Angela Maria, Maria Angela Ferreira Santos é aluna veterana do programa e manifesta satisfação por contar com a companhia da irmã durante aulas. “O fato que impulsionou a decisão da minha irmã para se inscrever no Vida Ativa foi a implantação da aula com caminhada e exercícios nos equipamentos da Academia”, relata.

 

Lucia Helena Alves Neto, professora de educação física da turma, informa que a nova ação do Vida Ativa objetiva estimular a prática da caminhada e o uso dos equipamentos da Academia a Céu Aberto. Durante as aulas, as atividades são monitoradas pela equipe técnica do programa, composta por profissionais de educação física e estagiários.

 

O núcleo do Vida Ativa no Centro de Referência da Pessoa Idosa atende 346 usuários, com aulas de dança, Lian Gong e ginástica. No turno da manhã, as aulas são as terças e quintas, das 7h às 10h. Nas segundas e quintas ocorrem no período da tarde, das 14h às 16h.

 

 

Vida Ativa 

O Vida Ativa é um programa da Prefeitura de Belo Horizonte oferecido a adultos com idade superior a 50 anos. Com um número superior a três mil usuários por mês, o programa está presente em 45 núcleos regionalizados de Belo Horizonte, com atividades planejadas e orientadas por profissionais de educação física.

 

O objetivo é promover a saúde, a autonomia e a integração social dos participantes, com aulas coletivas de ginásticas, jogos, brincadeiras, danças e outras atividades. O programa também presta atendimento em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com a realização semanal de atividades físicas e recreativas adaptadas, além de passeios externos com programação em cinemas, teatros e shows.

 

Inscrições para todas as atividades do programa podem ser feitas presencialmente no local de realização das aulas ou pelo e-mail vidaativa@pbh.gov.br.

 

 

23/09/2019. Vida Ativa. Fotos: Vilma Tomaz/PBH