Pular para o conteúdo principal

A foto mostra uma foto noturna da fachada da Casa do Baile, espaço que compõe o Conjunto Moderno da Pampulha.
Foto: Divulgação PBH

Noturno nos Museus terá transporte gratuito para o público

18/07/2018 | 18:59 | atualizado em 05/11/2018 | 09:57

A 5ª edição do Noturno nos Museus de Belo Horizonte acontece nesta sexta-feira, dia 20 de julho, quando mais de 17 museus da capital mineira ficarão abertos até mais tarde com visitas mediadas às exposições, desfile de moda, contação de histórias, shows musicais, apresentação de dança e DJ’s, rodas de conversa, entre outras ações. A abertura oficial do evento acontece às 18h, no Museu da Moda de Belo Horizonte.

Neste ano, o público terá transporte gratuito das 18h às 24h para visitar os espaços museológicos participantes. Serão 10 roteiros diferentes ligando as instituições localizadas nas regiões Centro-sul e Pampulha. O horário de partida dos veículos, bem como o roteiro completo, pode ser consultado no site www.noturnonosmuseus.pbh.gov.br .

A ideia é que as vans criem um circuito interligando os diversos museus parceiros permitindo que o público possa visitar as instituições localizadas na região central da cidade e também na Pampulha. As vans do Noturno nos Museus partem do Museu da Moda, do Museu de Arte da Pampulha e do Teatro Raul Belém Machado, além dos centros culturais São Bernardo, Alto Vera Cruz e Lindeia Regina.

Alguns espaços culturais serão tanto ponto de partida para outros destinos como pontos de parada de veículos já em trânsito. Assim, será possível, por exemplo, deslocar-se do Museu da Moda para o Museu de Arte da Pampulha, de forma direta e lá embarcar em outro veículo que esteja em trânsito para conhecer os outros espaços culturais da região.

No roteiro das vans estão todas as instituições participantes do evento, que incluem além dos museus municipais, o Centro de Memória Minas Tênis Clube, Museu de Artes e Ofícios, Galeria de Arte Minas Tênis Clube, Espaço do Conhecimento UFMG, Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, Memorial Minas Gerais Vale, Museu Inimá de Paula, Museu de Ciências Naturais PUC Minas e o Museu das Minas e do Metal, conhecido como o MM Gerdau.



O Noturno nos Museus – 20 de julho

Realizado pela Fundação Municipal de Cultura e já consolidado em Belo Horizonte, o Noturno nos Museus tem a proposta de estender o horário de funcionamento dos museus da cidade, dando ao público a oportunidade de visitar as instituições em horários alternativos, bem como acompanhar as atividades realizadas nestes locais.

Neste ano, 17 instituições museológicas da capital ficarão abertas ao público durante parte da noite oferecendo, entre outras atividades, visitas mediadas, cine concertos, desfile de moda, contação de histórias, observação noturna do céu, shows musicais, apresentação de dança e DJ’s, rodas de conversa e exibição de curtas metragens. Todas as ações promovidas pelos museus e centros de referência da FMC serão gratuitas e abertas ao público.

A programação completa está disponível no site www.noturnonosmuseus.pbh.gov.br .