Pular para o conteúdo principal

Sete membros da equipe do Procon Municipal, de pé, posam para foto.
Foto: Divulgação PBH

No Dia do Idoso, Procon Municipal fiscaliza a oferta de empréstimos abusivos

01/10/2019 | 20:50 | atualizado em 01/10/2019 | 20:50

Como parte das ações do Dia do Idoso, comemorado oficialmente nesta terça-feira, 1º de outubro, o Procon Municipal de Belo Horizonte intensificou a fiscalização contra a prática de concessão de empréstimos abusivos pelos correspondentes bancários aos idosos, em ação articulada nacionalmente e organizada pela Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil).

 

Os idosos são, de forma recorrente, alvo de assédio por parte das empresas que concedem empréstimo consignado e, por inúmeras razões, acabam contraindo empréstimos desnecessários. No objetivo de prevenir situações como esta, existe uma ferramenta para que a pessoa idosa cadastre todos os seus telefones nos bloqueios de telemarketing, por meio do site Não me Perturbe.

 

Diretora do Procon municipal, Monica Coelho ressalta que os contatos por telefone facilitam a ação dos correspondentes bancários. “Em sua maioria, os agentes induzem os idosos a fornecerem dados que são utilizados de forma indevida, contraindo empréstimos desnecessariamente, e sem ter acesso a informações básicas, condições e custo efetivo total da contratação. Os idosos jamais devem fornecer dados de conta corrente, senha e dados do benefício concedido pelo INSS”, esclarece.

 

Antes de contratar um empréstimo, o idoso deve sempre conversar com a família ou com uma pessoa de confiança e, em caso de necessidade de contratação, os consumidores devem pesquisar as instituições com menores juros, taxas, tarifas e se atentar ao custo efetivo total da contratação CET, solicitando sempre a cópia física do contrato. Em caso de dúvidas, é importante sempre de buscar informações junto ao PROCON de sua cidade.


Últimas Notícias

Em frente a uma encosta cimentada, três homens trabalham, com capacetes de proteção, durante o dia. Prefeitura executa obra de contenção de encosta no Paulo VI

A Urbel retomou, em 2019, uma obra de contenção da encosta que existia no local, beneficiando cerca de 40 famílias das proximidades.

11/11/2019 | 15:19
Passista de escola de samba se apresenta e sorri, à noite. Prefeitura publica edital de subvenções para escolas de samba do Carnaval 2020

Escolas de samba que participarão do tradicional desfile da avenida Afonso Pena, durante o Carnaval 2020, têm até 21/11 para se inscreverem.

07/11/2019 | 17:06