Pular para o conteúdo principal

Idosa brinca em uma tela interativa
Foto: Zaíra Magalhães/PBH

No dia do avô, idosos visitam exposição no CCBB

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, promoveu a visita de um grupo de frequentadores do Centro de Referência da Pessoa Idosa à exposição DreamWorks Animation: a exposição - uma jornada do esboço à tela, instalada no CCBB, para celebrar o dia dos avós, nesta sexta-feira, dia 26 de julho.

 

Na visita, com duração de 1h30min, mediada por educadores do Centro Cultural, os idosos e idosas puderam conhecer mais de 400 itens, entre estátuas gigantes, desenhos, máscaras, mapas, fotografias, pôsteres, pinturas, obras de arte, entrevistas e displays interativos das animações do estúdio DreamWorks. Ainda, conheceram o prédio e seu patrimônio e foram levados a refletir sobre memória e cuidado.

 

Maria das Graças dos Santos, de 71 anos, achou a exposição muito interessante e ficou encantada com a forma como as animações são construídos. “Gostei da parte dos esboços. Assisto filme com meu neto às vezes e nunca parei para pensar sobre como cada filme é montado. Foi um ótimo momento de lazer neste dia”. 

 

Para Ilsete de Oliveira, de 78 anos, a exposição mexeu na memória. “Me lembro de muitos desses filmes na televisão. Agora, que estou aposentada, eu vejo filmes com minhas colegas no Centro de Referência da Pessoa Idosa”.

 

De acordo com o subsecretário de Direitos e Cidadania, Thiago Alves a visita promove a ampliação do acesso e democratização da cultura. “Essa iniciativa permite que o grupo tenha acesso aos espaços culturais que a cidade oferece, possibilitando a ampliação das vivências individuais e coletivas e o fortalecimento do sentimento de pertencimento à cidade”.

 

Parceria para promoção do acesso à arte e cultura

A visita faz parte de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Centro Cultural Banco do Brasil, com o objetivo de proporcionar vivências culturais aos usuários de serviços, programas e benefícios atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

 

As turmas têm acesso gratuito às visitas personalizadas e mediadas, e atividades relacionadas às exposições e à história do edifício. Além dos idosos frequentadores do Centro de Referência da Pessoa Idosa, a parceria contempla a participação dos grupos acompanhados pelos Centros de Referência de Assistência Social, mulheres usuárias do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Benvinda), usuários do Centro de Referência LGBT e jovens do Centro de Referência da Juventude. As visitas acontecem uma vez por semana.