Pular para o conteúdo principal

Natal Gentileza abre as portas com carrossel e atrações gratuitas em dezembro

criado em - atualizado em

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Movimento Gentileza, Ana Laender, participou nessa terça-feira, dia 11, da abertura do Natal Gentileza, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte.

O projeto é uma iniciativa do Movimento Gentileza e este ano traz uma novidade que promete surpreender quem passar em frente à Prefeitura de Belo Horizonte, na avenida Afonso Pena: um carrossel, com iluminação e decoração especiais, vai embalar as brincadeiras da criançada e convidá-las a curtir uma experiência natalina completa.

No hall interno da Prefeitura, o público encontra uma exposição temática, decorada com luzes e objetos natalinos, árvores de natal, trenó, presépio, cozinha do Papai Noel, além do próprio bom velhinho, que estará disponível para fotos. Tudo de graça.

“Aqui não tem dinheiro público, em tempos de crise precisamos contar com parcerias para fazer isso aqui. Esse prédio que já teve correntes na porta é do povo de Belo Horizonte, aqui não tem dono, eu sou um inquilino e aqui vai continuar sendo sempre a casa do povo” afirma o prefeito Alexandre Kalil.

A programação segue até 6 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h. Nos dias 24 e 30/12 haverá funcionamento restrito, das 10h às 14h, e nos dias 25 e 31/12 e 1º/1, a exposição e o carrossel não terão expediente.

“Queremos manter viva a magia do Natal, realizando uma festa democrática e acessível, que seja motivo de alegria e divertimento para crianças de todas as idades, e que assim possamos multiplicar os sentimentos de esperança, amor e gentileza que simbolizam a data”, explica Ana Laender.

A inspiração para a novidade desta edição, segundo a coordenadora do Movimento Gentileza, veio dos carrosséis de Paris, instalados pelo governo local em diversos pontos da cidade neste período do ano. A versão belo-horizontina será destinada exclusivamente às crianças a partir dos cinco anos, com altura máxima de 1,30m. Elas deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis no momento da brincadeira. O acesso será feito por ordem de chegada, sem retirada de senhas ou ingressos prévios.

 

carrosel


Já a exposição no interior do prédio está aberta a todas as idades, com acesso gratuito, e as fotos com o Papai Noel serão organizadas em fila, também por ordem de chegada. Outras atrações, como apresentações de corais e cantatas natalinas estão previstas na programação, em datas a definir.

O público que prestigiou a abertura assistiu também à apresentação do coral de alunos da Escola Municipal José Maria Alkimin. Entre as crianças da escola, estava Nicole Rodrigues Florentino, vencedora da categoria Poema da 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. A menina recebeu um presente das mãos da primeira-dama e da secretária Municipal de Educação, Angela Dalben.

Este é o segundo ano do Natal Gentileza. O projeto é idealizado e realizado pelo Movimento Gentileza, conta com a parceria da empresa BHIP, concessionária de iluminação pública da capital, e tem apoio institucional da Prefeitura de Belo Horizonte.


Sobre o Movimento Gentileza


Em dois anos de atuação em Belo Horizonte, o Movimento Gentileza trabalha com a realização e apoio a diversas ações que contribuem para uma cidade mais gentil com a cena urbana e os cidadãos, sempre em parceria com o poder público municipal e a iniciativa privada.

Idealizado e coordenado pela voluntária social e primeira-dama do município, Ana Laender, o Movimento é responsável por iniciativas dedicadas à requalificação do espaço urbano por meio da arte, preservação da memória da cidade e inclusão social e cultural de crianças, jovens e idosos.


Natal Gentileza

10 de dezembro a 6 de janeiro
Segunda a sexta – das 12h às 20h
Sábado e domingo – das 10h às 14h

Dias 25 e 31/12 e 1º/1, sem funcionamento
Dias 24 e 30/12, funcionamento até 14h

Local: Prefeitura de Belo Horizonte - Avenida Afonso Pena, 1.212 – Centro

ACESSO GRATUITO