Pular para o conteúdo principal

Coleta de lixo
Foto: Melissa Reis

Não haverá coleta de resíduos em Belo Horizonte neste sábado, Dia do Trabalhador

30/04/2021 | 11:01 | atualizado em 30/04/2021 | 11:01

O recolhimento porta a porta de resíduos não será realizado pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) no próximo sábado, dia 1º, feriado nacional do Dia do Trabalhador. Isso significa que quem possui a coleta às terças-feiras, às quintas-feiras e aos sábados deixará de ter o serviço por quatro dias seguidos. 

 

A chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, Erika Santos Resende, faz questão de destacar a relevância dos garis como profissionais essenciais para o bom funcionamento da cidade. “Por isso mesmo, eles merecem uma pausa para o descanso justamente no Dia do Trabalhador”, observa. 

 

“Desse modo, é de extrema necessidade que todos colaborem ainda mais, redobrando os cuidados com a proteção do lixo doméstico e daquele produzido pelo comércio durante essa suspensão temporária da coleta”, recomenda. “Guarde os resíduos em casa, nas próprias lixeiras internas, ou em embalagens adequadas, mas só os coloque no passeio na semana que vem, no próximo dia de recolhimento em sua região”, enfatiza.

 

Orientações 

 

A SLU alerta para algumas medidas a serem adotadas pela população, principalmente durante a pandemia. Embale os resíduos comuns em sacos duplos. Mais do que nunca, os cuidados com o acondicionamento do lixo precisam ser intensificados. O cidadão deve preencher a sacolinha com, no máximo, dois terços de sua capacidade total de armazenamento, para facilitar o lacre e evitar o rompimento do conteúdo. É necessário também verificar se a embalagem escolhida para receber os resíduos não possui perfurações que provoquem o espalhamento do lixo pelas vias públicas. 

 

Materiais cortantes ou pontiagudos precisam ser acomodados em papelão resistente ou em outro invólucro que evite rupturas acidentais que possam ferir os garis. A escolha mais segura é utilizar garrafas PET e caixas do tipo Longa Vida para envolver os resíduos. O lixo, bem embalado, só deve ser exposto na calçada nos dias e horários estabelecidos pela Prefeitura.