Pular para o conteúdo principal

Enfermeira sentada em cadeira. Ao fundo há uma maca.
Foto: Andrea Moreira/PBH

Mutirão de exames em centros de saúde reforça a importância da prevenção

criado em - atualizado em

Aos 24 anos, Francyele Andresa de Melo Rosa tem três filhos e já planeja fazer a laqueadura ou ligadura tubária. Para isso, precisa estar com o exame de prevenção de câncer de colo uterino em dia. Aproveitando a oportunidade, Francyele foi uma das mulheres que participou do mutirão de preventivos realizado pelo Centro de Saúde Trevo, região da Pampulha, nos dias 30 e 31/10.
 

O mutirão beneficiou 112 pacientes, na faixa etária de 25 a 59 anos, moradoras no território de abrangência da unidade, que fizeram exames de prevenção de câncer de colo uterino e das mamas. Esta ação fez parte da programação do Outubro Rosa para promoção da saúde da mulher. 
 

A unidade mobilizou uma equipe de profissionais formada por quatro médicos, quatro enfermeiros e oito auxiliares de enfermagem para atender as usuárias. Enfermeira na unidade há mais de 10 anos, Kelly Cristine de Souza avalia que esse tipo de ação tem um papel importante na relação entre o centro de saúde e a paciente. “Além da prevenção, é uma forma de conhecer e nos aproximar mais da paciente, entender o contexto familiar e acompanhar melhor suas necessidades”, definiu.

 

Prevenção e cuidado com a saúde da mulher

A unidade foi especialmente decorada para receber as pacientes. Além dos balões ornamentando a entrada, uma estratégia para incentivar a participação foi a árvore do florescer com a frase “Onde existe cuidado, a vida floresce”. Ao terminar os exames, a paciente podia tirar foto em uma moldura colorida e colar uma flor na árvore, registrando sua participação.
 

Sheila do Prado Castelane, 35, e sua mãe Edna do Prado Castelane, 54, utilizam com frequência os serviços da unidade. Para Sheila, é muito importante manter todos os exames em dia. “Temos que fazer o exame porque é melhor trabalhar com a medicina preventiva do que com a corretiva”, disse. Mesma opinião tem a usuária Francyele Rosa. “É importante prevenir as doenças e cuidar do corpo”, considerou.
 

Enquanto aguardavam serem chamadas para o exame, as pacientes tiveram uma surpresa: podiam fazer as unhas e serem maquiadas por consultoras de beleza. Maria Neide Souza Santos, 42 anos, é daquelas pacientes que sempre se cuida e por isso, não perdeu a oportunidade. “Todas as mulheres têm que se cuidar e fazer a prevenção. O posto aqui no Dandara foi muito bem vindo porque ajuda bastante a gente”, assinalou.
 

Gerente da unidade, Fabiana de Oliveira Ramos explicou que a ação alcançou ótimos resultados porque, além de realizar os exames preventivos, a atividade fortaleceu o vínculo com a comunidade. “O mutirão foi um sucesso, pois superou a nossa expectativa de atendimentos. Com certeza teremos uma procura maior pelos demais serviços ofertados aqui e, consequentemente, vamos melhorar os indicadores de Saúde da Mulher da Unidade”, disse.

 

Ações em toda a cidade

Leste

O Centro de Saúde São Geraldo foi convidado para participar da Mostra Cultural da Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira. Foram repassadas orientações a respeito da saúde dos adolescentes, além de informações sobre câncer de mama, incentivando o jovem a ser um multiplicador das informações sobre prevenção da doença e a importância do autocuidado.

Norte

O Centro de Saúde São Tomás, realizou no sábado, 27/10, pelo quarto ano consecutivo, o dia de conscientização sobre o câncer de mama. Além de muita informação e orientação, os profissionais examinaram as mamas das usuárias participantes. As mulheres que apresentaram nódulos receberam encaminhamento para realizar o exame de mamografia.

Venda Nova

O Centro de Saúde Paraúna fechou o mês com uma ação de promoção de saúde sobre a importância da campanha Outubro Rosa, na segunda-feira, 29/10. O evento foi realizado na Academia da Cidade e teve como foco a prevenção do câncer de mama em mulheres e homens. Com a temática do Outubro Rosa, foram realizadas rodas de conversa e uma dinâmica com perguntas e respostas, a respeito do câncer de mama e as possibilidades de diagnóstico, prevenção e tratamento.

Barreiro

O Centro de Saúde Pilar promoveu uma tarde inteira dedicada à causa da mulher. No dia 30/10, a premiada peça teatral “Peixes” foi apresentada a cerca de 100 pessoas que participaram da ação. O monólogo, baseado em relatos reais de mulheres violentadas, trata da agressão em suas mais diversas formas. Além de uma roda de conversa com a psicóloga Cristiane Marques, quem passou pelo local recebeu dicas de beleza e orientações sobre a prevenção, o diagnóstico e o combate ao câncer de mama.