Pular para o conteúdo principal

Entrada de exposição complexa cidade
Foto: Ricardo Laf

Museus públicos de BH integram programação da 16ª Primavera dos Museus

criado em - atualizado em

Os museus públicos da Prefeitura de Belo Horizonte integram a 16ª edição da Primavera dos Museus. Entre as atrações, estão visitas educativas, rodas de conversas, exposições, ações de salvaguarda e discussões sobre memória, lançamento de publicação, shows, oficinas e palestras.  O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”.

 

A programação acontece até 25 de setembro, nos espaços geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura. São eles: Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO), Museu Casa Kubitschek (MCK) e Museu de Arte da Pampulha (MAP), além do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado - CRCP  e da Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. As atividades são gratuitas e podem ser consultadas no Portal Belo Horizonte.

 

Na terceira semana de setembro, museus de todo país desenvolvem programações que valorizam seus acervos e seus projetos expositivos, educativos e culturais incentivando a visitação e a relação com a sociedade. Esse ano a temática reflete o Bicentenário da Independência do Brasil, convidando a sociedade a renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

 

Para Eliane Parreiras, secretária Municipal de Cultura, "a participação dos museus municipais nessa ação nacional conjunta tão importante expressa o compromisso da Prefeitura com uma política cultural democrática e plural que tem na memória e na história da cidade, do estado e do país um de seus pilares fundamentais".

 

Luciana Féres, presidente da Fundação Municipal de Cultura, complementa, registrando que “a população terá mais uma oportunidade de conhecer, presencialmente, diversas exposições, atividades e todo o rico acervo dos museus da cidade e, assim, vivenciar toda uma rica e diversa produção museológica desenvolvida e gerida por nossas equipes”.

 

A diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Janaina Melo, celebra a participação dos museus municipais no evento. “A Primavera de Museus é um convite a mais para estabelecer relação com os museus, conhecer a história e memória da nossa cidade e fundamentalmente propor diálogos com os públicos cada vez mais diversos e inclusivos”, destaca a diretora.