Pular para o conteúdo principal

Museus Pampulha celebra Roberto Burle Marx
Foto: Marcelo Sant'Anna

Museus Pampulha celebra Roberto Burle Marx

criado em - atualizado em

Roberto Burle Marx (1909-1994), um dos mais renomados paisagistas do mundo, criou uma obra de caráter inovador, incorporando elementos de diferentes contextos, como espécies vegetais descobertas em expedições botânicas, colunas e arcadas coletadas em demolições ou mosaicos e painéis de azulejos. No Conjunto Moderno da Pampulha, que completou 80 anos, Burle Marx projetou uma série de jardins para as obras de Oscar Niemeyer, dentre eles os espaços verdes da Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, Museu de Arte da Pampulha e Museu Casa Kubitschek.

 

Para celebrar o aniversário desse grande artista, que teria feito 114 anos no dia 4 de agosto, o Museus Pampulha preparou uma programação especial, que também integra as comemorações do Mês do Patrimônio Cultural, dedicado a comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural no dia 17 de agosto. São diversas opções de atividades lúdicas e educativas, entre elas visitas mediadas aos espaços e acervos, oficinas criativas, vivências coletivas, exibição de documentário e desfile de moda.

 

As ações integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar. Todas as atividades são gratuitas, e a programação completa pode ser acessada no Portal Belo Horizonte. A programação faz parte das comemorações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. 

 

Uma experiência imersiva abre a programação com uma exploração diferente aos jardins do Museu Casa Kubitschek. A “Oficina Light Painting nos Jardins de Burle Marx”, que acontece no dia 3 de agosto, às 19h, proporciona um encontro entre a técnica proveniente da fotografia noturna e o trabalho paisagístico do mestre brasileiro. Os participantes terão a oportunidade de explorar os Jardins de Burle Marx durante a noite para criar imagens artísticas através dessa arte que consiste em capturar a luz em movimento por meio de uma longa exposição fotográfica, permitindo a criação de efeitos luminosos e formas abstratas, celebrando a beleza e a singularidade da obra de Burle Marx. Para participar, é necessário inscrição prévia pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

 

No dia 5 de agosto, às 10h, o Museu de Arte da Pampulha convida os visitantes a participarem do “Ateliê Aberto nos Jardins do MAP - Transições do olhar: as formas de Roberto Burle Marx”. A atividade instiga o público a explorar as diferentes formas e movimentos presentes nas obras do paisagista utilizando uma técnica de Arte Cinética, criando caleidoscópios que funcionarão como verdadeiros dispositivos artísticos capazes de transformar a percepção visual do ambiente. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

 

Unindo as equipes do educativo do Museu de Arte da Pampulha e do Museu Casa Kubitschek, será realizada, no dia 12 de agosto, às 9h, uma edição especial do “Percursos Pampulha”, intitulada “Jardim como Patrimônio”. Nesta ação, os visitantes são convidados para uma caminhada de caráter cultural, em que são explorados vários aspectos da paisagem da Pampulha. Dessa vez, o percurso começa na Igreja São Francisco de Assis, onde os participantes irão explorar os jardins criados pelo grande paisagista brasileiro, e segue pela Orla da Lagoa, tendo como destino final o Museu Casa Kubitschek. Neste espaço, o público também é convidado a participar de uma visita mediada à exposição “Trama Processo Educativos na Pampulha”. As inscrições devem ser feitas pelos e-mails educativos.ck@pbh.gov.br e map.educativo@pbh.gov.br.

 

O Patrimônio Cultural e o legado de Burle Marx também viraram inspiração para a moda. Inspirada pelos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, que estão sendo celebrados em 2023, a artista e designer de moda Letícia Arrighi, juntamente com as alunas e alunos dos cursos de trabalhos manuais e artes do Sesc 60+ da Unidade do Sesc Floresta do Sesc em Minas, desenvolveram uma coleção conceitual que será apresentada nesta programação especial no “Desfile Sesc 60+”, no dia 19 de agosto, às 15h, no Museu Casa Kubitschek.

 

As roupas foram desenvolvidas por meio da ressignificação de peças garimpadas em brechós da cidade e do reaproveitamento têxtil, realizado com a confecção de fuxicos, pinturas e bordados, que são elementos recorrentes na obra da artista. O desfile será acompanhado pelo Canto Coral, um dos mais tradicionais trabalhos realizados pelo SESC +60, que possibilita aos idosos se expressar através da música. Após o desfile, os participantes também serão convidados a participar de uma visita mediada à exposição “Trama: Processos educativos na Pampulha”. Inscrições para acompanhar a atividade podem ser feitas pelo e-mail  educativos.ck@pbh.gov.br.

 

Também no dia 19, às 10h, nos Jardins do Museu de Arte da Pampulha, acontece o “LabBioArte - Jardim com saúde e bem-estar nas cidades”, um laboratório experimental de vivência artística que oferecerá uma experiência única aos participantes. Durante o laboratório, os visitantes poderão conhecer a importância das plantas medicinais que fazem parte do jardim projetado por Burle Marx, abordando temáticas relacionadas à Biologia e Botânica. Ao final da vivência, haverá uma oficina de ilustração botânica, utilizando a técnica da aquarela. Para participar, é necessário inscrever-se pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

 

O público terá contato com uma técnica anterior à fotografia como conhecemos hoje em dia na atividade “Ateliê Aberto - Vivências de Artista: fotos artesanais no Jardim de Burle Marx”, que acontece no dia 26, às 10h, no Museu de Arte da Pampulha. A partir da antotipia, técnica na qual os elementos naturais e a luz do sol são os principais ingredientes, os visitantes irão explorar os Jardins do MAP, numa experiência que pode despertar um olhar mais sensível para o entorno e para a relação entre a natureza, a arte e a fotografia. Inscrições pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

 

A programação tem sequência no dia 26, às 16h, na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, com a exibição do documentário “Filme Paisagem - Um Olhar sobre Roberto Burle Marx”, seguido de bate-papo com o diretor João Vargas Penna. “Filme Paisagem - Um Olhar sobre Roberto Burle Marx” passeia pela arte e personalidade do paisagista, pintor e escultor brasileiro, apresentando suas ideias em forma de homenagem, com uma sucessão de paisagens sensoriais. A exibição do documentário é aberta ao público, sujeito a lotação do espaço. A classificação é livre.

   

No dia 27 de agosto acontecem duas edições especiais do projeto “Casa Adentro”. A primeira delas, “O Jardim de Roberto”, às 10h, o público é convidado a uma visita mediada na qual são apresentados os aspectos da arquitetura, história e paisagismo da Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, em especial os jardins da Casa, que foram projetados por Roberto Burle Marx. A visita contará com a presença da paisagista Laura Mourão, bióloga, arquiteta e paisagista, responsável pela restauração das obras de Burle Marx do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha, explicando os princípios presentes nos jardins de Burle Marx, e Seu Nélio, jardineiro do local, tirando dúvidas e conversando sobre a manutenção dos jardins. Haverá distribuição de mudas ao final da atividade. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.

 

O público infantil também está contemplado na programação com a edição especial do projeto “Casa Adentro - Brincadeiras de Jardim”.  A ação, que será realizada no dia 27, às 16h, propõe atividades lúdicas nos jardins da Casa do Baile, como identificação das espécies, origem, nomes populares, formatos, cores e texturas, em uma abordagem da educação ambiental e da educação patrimonial por meio do cuidado e preservação das espécies. É necessário fazer a inscrição para participar: cb.fmc@pbh.gov.br.

 

Encerrando a programação do mês de agosto, a equipe do educativo da Casa do Baile realiza o projeto “Visitas Verticais”, que oferece periodicamente visitas mediadas a edificações icônicas da cidade de Belo Horizonte, reforçando a vocação do espaço como um Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, extrapolando sua atuação na Pampulha. A proposta é promover a difusão sobre a produção arquitetônica da cidade e oferecer ao visitante experiências imersivas e sensoriais em lugares emblemáticos na história e paisagem cultural da capital mineira. A primeira edição de 2023 será na Escola de Design da UEMG. As vagas são limitadas. Inscrições pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.

________________________________________________________________________

Mais informações:

Museu Casa Kubitschek - ck.fmc@pbh.gov.br

Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design - cb.fmc@pbh.gov.br

Museu de Arte da Pampulha - map.fmc@pbh.gov.br