Pular para o conteúdo principal

 Museus públicos municipais integram a 15ª Primavera dos Museus com atividades virtuais
Foto: Ricardo Laf

Museus municipais integram a 15ª Primavera dos Museus com atividades virtuais

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura participam da 15ª edição do Primavera dos Museus com programação virtual especial, nos museus municipais, entre 20 e 24 de setembro. Participam das atividades o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO), Museu Casa Kubitschek (MCK), Museu de Arte da Pampulha (MAP) e Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design.   evento é organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e terá como tema “Museus: perdas e recomeços”, refletindo a função dos museus diante do contexto da pandemia de Covid-19. As atividades gratuitas serão transmitidas no canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura e podem ser consultadas neste link.  

 

Nesta edição, a temática do evento propõe uma reflexão sobre como os museus proporcionam um reencontro com a história enquanto espaços de convergência da experiência humana, sejam elas experiências sociais, históricas ou artísticas, ou enquanto espaços individuais e coletivos de superação e de reinvenção. Assim, os museus municipais apresentam uma programação diversificada, alinhada às suas vocações, reforçando sua importância para a cultura e para a memória em Belo Horizonte. 

 

A secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura,  Fabíola Moulin,  ressalta a importância da parceria com a Primavera dos Museus, o que já é uma tradição no calendário da Fundação Municipal de Cultura. “Chegamos agora a essa 15ª edição do Primavera dos Museus com uma programação elaborada especialmente para o evento. Os museus públicos municipais apresentam atrações abordando temas como memória, arquitetura, sustentabilidade, experiências sensoriais e povos originários,  e em formatos variados, como debates, oficinas, podcast e vídeos”, ressalta Fabíola Moulin. 

 

Programação especial          

 

Pampulha - Os espaços museais da Pampulha oferecem atividades virtuais do Projeto Pampulha Território Museus, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico. O Museu Casa Kubitschek (MCK) convida os artistas Gabriela Sá e Ícaro Moreno (duo Grão) para a realização de uma oficina de cianotipia, em que será apresentada essa técnica fotográfica explorando as possibilidades artísticas. O vídeo da oficina será exibido no dia 20, às 10h. 

 

Já a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design lança o último episódio do projeto “Visita Vertical'', série que apresenta os elementos arquitetônicos de edifícios de relevância arquitetônica na cidade, mostrando a vivência dos moradores, funcionários e outros usuários. O terceiro e último vídeo da série aborda o Edifício Acaiaca, sua inserção na paisagem urbana e suas principais características arquitetônicas. 

 

Outra iniciativa do Projeto Pampulha Território Museus integrará os três equipamentos culturais - Museu de Arte da Pampulha, Museu Casa Kubitschek e Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. Na sexta-feira, dia 24, a atividade "Derivas Pampulha - Sensorial" convida o público a uma imersão sensorial na Paisagem Cultural do Conjunto Moderno da Pampulha, com três peças audiovisuais que apresentam os equipamentos culturais, evocando a experimentação sensível dos seus elementos arquitetônicos, paisagísticos e artísticos. Os vídeos propõem aos espectadores experimentar o território da Pampulha em suas miudezas, pela via sensível e sensorial, convidando-os a fazerem o mesmo em seus espaços domésticos e de circulação cotidiana.  

 

MHAB, MIS BH, Mumo 

 

Esses três museus públicos municipais contarão com programação virtual do Circuito Municipal de Cultura, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Circ – Centro de intercâmbio e Referência Cultural. 

 

O Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO) realiza a “Slow Week – Semana de Moda, Ética e Sustentabilidade”, nos dias 23 e 24, com o objetivo de impulsionar propostas sustentáveis para transformar nosso cenário atual, dentro da perspectiva do consumo consciente. As atividades são voltadas para todos os públicos, oferecendo a “Oficina Como vestir-se mais sustentável”, com o professor Aldo Clecius, e uma conversa sobre “Inovação e Design em Materiais Sustentáveis”, entre o designer Rodrigo Cezário e o estilista Walter Rodrigues. 

 

O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) lança, no dia 20, o primeiro episódio da série de podcasts "TV Itacolomi: A Emissora dos Mineiros", que busca, através do depoimento de ex-funcionários, relembrar os momentos mais importantes da história desta emissora repleta de talentos, que representou um marco nas telecomunicações do Brasil. O podcast é homônimo da exposição em cartaz atualmente no museu, e ganhará dois novos episódios por semana até o final de outubro, com o lançamento do episódio final marcando o encerramento da exposição presencial sobre a TV Itacolomi, em cartaz atualmente. 

 

O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) realizará o encontro formativo "A Presença Afro-Indígena em Belo Horizonte", com a pedagoga Madu Costa e a cientista social Maria Florguerreira. O evento terá dois encontros virtuais, nos dias 21 e 22, das 19h às 21h30, com o objetivo de retomar as relações entre a cidade e as presenças afrodescendente e indígena e reviver histórias sobre essas grandes matrizes culturais presentes. A atividade visa a formação e difusão cultural destinado à arte educadores, pesquisadores, estudantes e educadores em geral, e acontecerá na plataforma Zoom, sendo necessária inscrição prévia por meio do formulário neste link

 

Visitações 

 

Além da programação virtual, os cinco museus públicos municipais seguem abertos para visitação, atendendo a todos os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19, incluindo o agendamento prévio, com a retirada de ingressos, gratuitamente, pelo portal da Prefeitura. A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) e o Museu Casa Kubitschek (MCK) têm visitação de quarta-feira a domingo, das 11h às 18h. Já o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e o Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO) recebem os visitantes de quarta-feira a sábado, das 11h às 18h.