Pular para o conteúdo principal

Museus da PBH terão programação especial para o Abril Azul
Divulgação/PBH

Museus da PBH terão programação especial para o Abril Azul

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza uma programação cultural especial durante o Abril Azul, mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2 de abril). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura e entre os destaques da programação está a inauguração da exposição Criativa(mente), no  Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), que traz obras de quatro artistas autistas, em parceria com a Galeria Aut.

 

Outra atração especial será uma roda de conversa no Museu da Moda (MUMO), além de ações do projeto Museus Pampulha com atividades para discutir e conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a importância da iniciativa do Abril Azul. “Essa importante iniciativa vem reforçar as políticas públicas voltadas para a democratização e criação de espaços culturais de acessibilidade, além de destacar a criação artística de pessoas com transtorno do espectro autista. Muito relevantes as atividades previstas, pois garantem a inclusão dos portadores de TEA e orientam as pessoas que desconhecem esse transtorno”, ressalta.

 

Luciana Féres, presidente da Fundação Municipal de Cultura, também celebra a iniciativa. “Uma programação idealizada especialmente para o Abril Azul mostra a importância de se pensar a inclusão e garantir o acesso democrático aos bens culturais às pessoas com transtorno do espectro autista, sendo elas público ou artistas. Vale lembrar que toda a programação possui acesso gratuito”, comemora.

 

Programação

O dia 2 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. Durante todo o mês do Abril Azul, os equipamentos municipais desenvolvem uma série de programações envolvendo a sociedade para levar informação e combater a discriminação de pessoas com transtorno do espectro autista. A programação acontece no  Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), no Museu da Moda (MUMO), nos jardins do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. 

 

O Museu Histórico Abílio Barreto recebe a exposição “Criativa(mente)", que traz obras de quatro artistas autistas: Cristiano Roscoe Perdigão, Ernane Alves, Guilherme de Oliveira e Samuel Vítor Carvalho. Os artistas desenvolvem  obras que  vão do  abstracionismo, completamente liberto de qualquer obrigatoriedade, passando pelo expressionismo, impressionismo até a pop-arte com cores fortes utilizando-se da linguagem figurativa referindo-se às ideias, costumes, pensamentos e visões de mundo. 

 

A mostra tem entrada gratuita e será lançada no dia 20 de abril, às 18h, seguindo em cartaz até 4 de junho, com visitação de quarta a domingo, das 10h às 18h. A Exposição Criativa(mente) tem curadoria de Meiry Geraldo, fundadora da Galeria Aut. De acordo com a curadoria, a mostra traz o despertar de um mundo acomodado para um novo; profundo e intenso, uma forma de refletir e sair do cotidiano, dando respostas ao que bloqueamos e deixamos de aproveitar. A Galeria Aut, fundada em 2014 é um espaço virtual de informação e de compartilhamento da arte das pessoas com autismo.

 

O Museu da Moda (MUMO) recebe no dia 27 de abril, das 19h às 20h30, a "Roda de Conversa: Autismo e Sexualidade", no Teatro de Bolso do Museu da Moda. Para conversar sobre o tema estarão presentes Ernane Alves, artista plástico, cineasta e escritor - autista nível 1 -, e a médica Maria Helena Roscoe, psiquiatra e coautora da linha de cuidados para atenção às pessoas com TEA e suas famílias, no SUS.

 

Museus Pampulha - O projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar, também realizará ações especiais para o Abril Azul. No dia 15 de abril, das 14h às 16h, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) realiza o "Ateliê Aberto nos Jardins do Museu", que convida o Instituto de Habilidades de Crianças Autistas (IHCA) para participar do Abril Azul com uma equipe voluntária multiprofissional de pedagogos, psicólogos e terapeutas, que propõe diversas atividades lúdicas e sensoriais, entre elas massinha de modelar, pinturas e brincadeiras. Para participar é necessária a inscrição prévia pelo email map.educativo@pbh.gov.br.

 

A Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design também participa desse movimento, dando prosseguimento às ações de inclusão que já vem sendo desenvolvidas com esse público, e realiza, em parceria com a Galeria Aut, a segunda edição do projeto “Música no Baile – Edição Azul”. No dia 30 de abril, domingo, a partir das 9h, o equipamento cultural é palco de apresentações musicais de artistas autistas, de quatro regiões do Brasil, com diferentes estilos musicais. Nas performances ao vivo, Ed Blue Angel, Ivan Soares e Lúcio Henrique de Abreu Alves; nas virtuais, em projeção no auditório, Clara Moura Da Silva, Eric Pereira, Angelo Foreste, Bruno Caruso Caldatto, Efraim Montenegro de Mattos, Guilherme de Almeida Batista, Andressa Batista, Luiz Otávio de Medeiros Lech, Lucas Santos Morais, Thor Kopperud, Marina Galli, Antonio Ibiapino de Sousa Neto, Tutti e Timeout.  A atividade é gratuita, com classificação livre e conta com a presença de intérprete de Libras.
 

Serviço

Museu de Arte da Pampulha - MAP (Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585 - Pampulha)

"Ateliê Aberto nos Jardins do Museu" convida o Instituto de Habilidades de Crianças Autistas (IHCA)

Sábado, 15 de abril, das 14h às 16h

Local: Jardins do MAP

Entrada gratuita

Para participar é necessária a inscrição prévia pelo email map.educativo@pbh.gov.br.

 

Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB (Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim) 

"Exposição: Criativa(mente)"

Local: Hall do edifício sede do Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB                                                                                                                                                      

Abertura: Quinta-feira,  20 de abril às 18h

Período da mostra: 21 de abril a 4 de junho

Horário de visitação: quarta a domingo de 10 às 18h

Entrada gratuita

 

Museu da Moda - MUMO (R. da Bahia, 1149 - Centro)

“Roda de Conversa: Autismo e Sexualidade"

Data: Quinta-feira, 27 de abril de 2023, das 19h às 20h30

Local: Teatro de Bolso do Museu da Moda 

Entrada gratuita

 

Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha)

“Música no Baile” 

Domingo, dia 30 de abril, das 9h às 11h

Entrada gratuita