Pular para o conteúdo principal

Museu de Arte da Pampulha oferece atividade gratuita para profissionais da Educação
Foto: Ricardo Laf/PBH

Museu de Arte da Pampulha oferece atividade para profissionais da Educação

criado em - atualizado em

O Museu de Arte da Pampulha (MAP) promove, em dois sábados deste mês, dias 11 e 25, a atividade gratuita “Formação com Professores – Território Educativo”, destinada a professores, educadores e profissionais que atuam tanto no espaço escolar, quanto com mediação e patrimônio. A proposta é explorar o material educativo produzido no contexto do projeto “Pampulha Território Museus” realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e pelo Instituto Periférico e, a partir dele, convidar os participantes a estabelecerem conexões com o território da Pampulha, a escola, o bairro e a própria comunidade.

Durante a formação, ofertada para duas turmas, os participantes irão receber gratuitamente a publicação “Território educativo: um convite para a criação de cartografias, trajetos e saberes na Pampulha”, que será trabalhado com os educadores do Museu de Arte da Pampulha. O material foi produzido pela a partir das ações educativas do Museu de Arte da Pampulha, Museu Casa Kubitschek e Casa do Baile - Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design.

O material é constituído por três volumes. Cada um deles é dedicado a um dos museus municipais da Pampulha, além de uma série de cartas educativas que convidam a explorar, a partir dos acervos das unidades museais, a história e a memória da região, bem como seu tecido urbano, ocupações e usos do território. Integra ainda a publicação um mapa que percorre as muitas cartografias possíveis para a Pampulha.

Durante a atividade de formação, os participantes serão convidados a experimentar o material tendo o Museu de Arte da Pampulha como ponto de partida para a imersão. Usando os dispositivos pedagógicos disponíveis e organizados em grupos, os participantes irão construir possibilidades de diálogos e aprendizagens entre o museu e a escola, o museu e a cidade, o museu e a Pampulha.

“Trata-se de um momento importante para o Museu de Arte da Pampulha, uma vez que seu edifício-sede está fechado para restauro, mas suas ações de formação, visitas e diálogos com os públicos têm continuidade com, por exemplo, o Programa Bolsa Pampulha e, agora, com essa série de atividades destinadas a professores, educadores e profissionais interessados em mediação em museus”, destaca a diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Janaina Melo.

A atividade será no auditório da Casa do Baile, de 9h às 12h, na avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha. As inscrições serão realizadas pelo site Sympla – dia 11 ou dia 25 – até a véspera de cada atividade ou até o preenchimento de 25 vagas para cada data. Todos os participantes receberão a publicação “Território educativo: um convite para a criação de cartografias, trajetos e saberes na Pampulha” e um certificado de participação. Informações podem ser obtidas pelo email map.educativo@pbh.gov.br ou no site.