Pular para o conteúdo principal

Museu de Arte da Pampulha lança catálogo de “Faca Cega”, de Paulo Nazareth
Foto: Daniel Pinho

Museu de Arte da Pampulha lança catálogo de “Faca Cega”, de Paulo Nazareth

criado em - atualizado em

A exposição “Faca Cega”, que reuniu obras icônicas e inéditas do artista brasileiro Paulo Nazareth, no Museu de Arte da Pampulha, ganha seu registro em catálogo, que será lançado no próximo sábado (1º), das 11h às 13h, na Casa do Baile - Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design. A publicação remete aos trabalhos mais conhecidos de Paulo Nazareth, como os panfletos, e apresentou também instalações e ações desenvolvidas especificamente para a exposição. O lançamento contará com a participação virtual do artista, que neste momento encontra-se em pesquisa fora do país, além da presença de convidados que integraram o processo de construção da exposição e do catálogo e curadora. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura e a distribuição dos catálogos é gratuita. Mais informações disponíveis no Portal Belo Horizonte. 

A diretora de museus da Fundação Municipal de Cultura e curadora da exposição, Janaina Melo, destaca a importância do artista no cenário da arte contemporânea do país. “Paulo Nazareth em sua vida e obra promove o trânsito estruturante entre Palmital, Américas e Áfricas - territórios que vivencia e entrecruza nas mais diversas operações artísticas, poéticas e afetivas. Nessas operações transformadas em instalações, panfletos, vídeos e objetos ele fricciona e disseca as estruturas coloniais, políticas e sociais forjadas no devastador trânsito Atlântico”, afirma. 

Sobre a exposição

A exposição “Faca Cega” ocorreu entre os dias 8 de dezembro de 2018 e 7 de abril de 2019, e contou com produções contundentes e inéditas de Paulo Nazareth. A mostra apresentou mais de 40 obras em vários formatos, como desenhos, gravuras, coleções de objetos encontrados, ações e instalações. Entre elas, a obra “Escuta”, trazendo uma série de fios que entrecruzaram o espaço dialogando com as linhas arquitetônicas do prédio, nesses fios foram penduradas dezenas de orelhas de porco defumadas. A instalação “Pato”, levou aos jardins do museu um pedalinho em formato de pato amarelo, e o “Casamento do Antônio” que contou com a celebração de casamento do casal Aline da Silva e Wilker Rocha moradores do bairro Palmital, onde o artista vive e mantém seu ateliê, o casal realizou a cerimônia no auditório do MAP e com seus padrinhos e convidados ofereceu uma recepção no museu cujo menu foi uma feijoada. 

Serviço:

Lançamento do catálogo da exposição Faca Cega de Paulo Nazareth
Dia 1ºde outubro, sábado, das 11h às 13h
Local: Casa do Baile - Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha)
Entrada Gratuita