Pular para o conteúdo principal

Fachada do Museu da Moda durante o dia.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Museu da Moda oferece aulas gratuitas com nomes de destaque do mercado da moda

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura realiza, no Museu da Moda (Rua da Bahia, 1149, Centro), o projeto Aula Aberta, que contará com três encontros no mês de outubro. Nesta quarta-feira, 9 de outubro, o Projeto Aula Aberta recebe o tema “Consultoria de imagem no Brasil: perspectivas e desafios”. A aula em formato de roda de conversa vai reunir profissionais da consultoria de imagem para pensar mercado, atuação, ética e desafios da profissão. Entre os professores participantes estão Aldo Clecius, Eduardo Carvalho, Luciana Cordeiro, Miriam Lima e Patrícia Franco.

 

Realizado desde 2017, o Projeto Aula Aberta tem como objetivo promover o intercâmbio de pesquisas, informações e conhecimentos entre o Museu da Moda, a sociedade civil e acadêmica de Belo Horizonte. As aulas abertas com professores convidados acontecem sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h. A entrada é gratuita mediante a distribuição de senhas 30 minutos antes da atividade e espaço sujeito à lotação.

 

No dia 16 de outubro, a abordagem temática será “Modos e moda do homem colonial mineiro: a indumentária dos inconfidentes”. A aula é o resultado da pesquisa histórica “Autos de Devassa: Inventário Ilustrado da Indumentária dos Inconfidentes”, realizada pelo professor e pesquisador, atual Coordenador do Curso de Moda da Universidade FUMEC, Antônio Fernando Santos, Doutor em Artes Visuais com concentração em Conservação e Restauração do Patrimônio Histórico e Artístico, Mestre em Artes Visuais com concentração em Conservação e Restauração e Especialista em Arte e Cultura Barroca. 

 

A aula tem como foco central a análise da moda e indumentária por levantamentos históricos da Inconfidência Mineira e aborda como as práticas sociais e culturais contribuem para o estudo do vestuário e os trajes de época. O objeto reforça o quão, a moda e a indumentária de uma época encontram espaços e são utilizadas para recontar a história, características culturais e práticas sociais de um povo. A partir desta análise, o pesquisador pôde compreender como os fatores históricos relacionam-se à moda e de que forma podem ser captadas por meio de estudos sociológicos.

 

Já no dia 23 de outubro, o tema abordado será “Moda e música pop: ontem, hoje e sempre”. A moda e a música pop sempre andaram juntas. Desde que a indústria fonográfica se estabeleceu como tal, ela se sustenta também na imagem projetada pelos músicos e na forma como a disseminam. A partir da década de 1960, é possível observar um intercâmbio intenso entre papéis: divas pop fazem as vezes de estilistas e estilistas se tornam estrelas por vesti-las. A palestra da professora do curso de Design de Moda da Universidade FUMEC, Carla Mendonça, promove um passeio por alguns highlights dessa relação que se tornou uma máquina de construir ícones fashion.

 

 

Projeto Aula Aberta

Dias 9, 16, 29 de outubro | quarta-feira | de 19h às 21h

Museu da Moda

Rua da Bahia, 1149, Centro

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31)3277-9248

 

 

PROGRAMAÇÃO

  • 9/10 – Tema: Consultoria de imagem no Brasil: perspectivas e desafios

HORÁRIO: 19h às 21h

PROFESSORES: Aldo Clecius, Eduardo Carvalho, Luciana Cordeiro, Miriam Lima e Patrícia Franco

INSTITUIÇÃO CONVIDADA: Interno Estilo & FHouse

 

  • 16/10 – Tema: Modos e moda do homem colonial mineiro: a indumentária dos inconfidentes

HORÁRIO: 19h às 21h

PROFESSOR: Antônio Fernando dos Santos

INSTITUIÇÃO CONVIDADA: FUMEC

 

  • 23/10 – Tema: Moda e música pop: ontem hoje e sempre

HORÁRIO: 19h às 21h

PROFESSORA: Carla Mendonça

INSTITUIÇÃO CONVIDADA: FUMEC