Pular para o conteúdo principal

Homem e mulher selecionam diferentes tipos de tecidos sobre a mesa.
Foto: UM Coletivo

Museu da Moda de BH recebe Festival Internacional de Documentários

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, recebe a partir desta terça-feira, dia 27, o Festival Internacional de Documentários de Moda (Feed Dog). O festival será realizado no Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), onde serão exibidos quatro documentários, todos seguidos de comentários de professores ou profissionais da área de moda.

 

Os filmes trazidos pelo festival integram o 6º Ciclo Cinema e Moda, evento promovido pelo Mumo que busca ampliar o olhar para o fenômeno da moda em suas articulações com outras áreas por intermédio do cinema. As sessões têm entrada gratuita. O Feed Dog também terá exibições de filmes no Sesc Palladium. A programação completa do festival está disponível no site br.feeddog.org.

 

Entre os documentários, destaque para “Fios de Alta Tensão”, que será exibido na próxima sexta-feira, 29, às 19h. O longa investiga a importância do cabelo na construção da identidade de indivíduos, comunidades e grupos étnicos. O filme percorre diferentes estados brasileiros para apresentar depoimentos e histórias de resistência, afirmação cultural e superação, todas concentradas nos diferentes cortes, penteados e adereços possíveis para o cabelo, revelando a diversidade étnica, etária, socioeconômica, cultural e de gênero da sociedade brasileira.

 

 

Exposição

Outra atração trazida pelo Feed Dog para o Mumo é a exposição “Feed Dog Fotosite”, que apresenta 40 fotografias que registram momentos emblemáticos e marcantes de passarelas, backstages, ruas e atmosfera de diversos eventos consagrados no universo da Moda. Logo após a abertura da mostra, que também será nesta terça-feira, 27, às 18h, haverá uma visita guiada e comentada pela jornalista Flavia Guerra e pelo fotógrafo Marcelo Soubhia.

 

Programação educativa

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, sempre das 14h às 18h, o Museu da Moda de Belo Horizonte vai receber a oficina Produção de Fashion Films no Smartphone, ministrada por Aldo Clecius. O encontro é uma oportunidade para os participantes entrarem em contato com técnicas de produção e edição audiovisual, que ao final serão colocadas em prática para a produção de um curta-metragem filmado com a câmera de um smartphone e editado em aplicativos próprios para os celulares. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site Feed Dog. .

 

O Museu da Moda também sediará duas oficinas resultantes de uma parceria do Festival Feed Dog com o Centro Cultural Lá da Favelinha. A oficina Upcycling (29/11 a 1º/12, das 15h às 19h) convida o público a entrar em contato com a filosofia do Upcycling, também conhecido como reutilização criativa, instigando os participantes a criarem, a partir de roupas danificadas e abandonadas, novas peças de vestuário.

 

Já a oficina Trançadeiras (dia 1º de dezembro, das 15h às 19h) propõe uma mistura de oficina e salão de cabeleireiro improvisado, comandado pela trançadeira oficial do Favelinha Fashion Week, Luciana Santos, mais conhecida como Lu Tranças. As aulas e práticas acontecerão de forma livre, por ordem de chegada, tanto para quem quiser participar e aprender técnicas e dicas para trançar o cabelo, quanto para quem quiser ter o cabelo trançado.


 

Serviço

Feed Dog – Festival Internacional de Documentários de Moda

De 27 de novembro a 7 de dezembro

Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo) - Rua da Bahia, 1.149, Centro

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-92 Programação completa neste link.