Pular para o conteúdo principal

Fachada do MIS - Cine Santa Tereza no fim de tarde.
Foto: Ricardo Laf

Museu da Imagem e do Som seleciona propostas artísticas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC) abriu edital para seleção de propostas que irão compor a programação do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Belo Horizonte e do MIS – Cine Santa Tereza durante o segundo semestre de 2018 e de 2019. Serão selecionadas propostas artísticas e culturais relacionadas às áreas audiovisual e artes visuais, nos segmentos de cinema, arte digital e fotografia. As inscrições ficam abertas até o dia 27 de abril. O edital e as orientações para a inscrição estão disponíveis no site BH faz Cultura

 

As propostas culturais podem ser apresentadas sob a forma de mostras e festivais de cinema, exposições, vídeo mapping, videoinstalação, performances, atividades de formação (cineclubes, workshops, palestras, seminários, oficinas) e apresentações artísticas que promovam a interlocução entre o audiovisual, o cinema e outras artes. O objetivo é receber atividades artísticas e culturais que já disponham de recursos e infraestrutura, mas carecem de espaços para sua realização. Além disso, a seleção visa possibilitar a democratização, igualdade de oportunidades e acesso do público a atividades culturais, contribuindo para o desenvolvimento da população de Belo Horizonte.

 

A seleção das propostas será realizada por comissões específicas designadas pela direção da Fundação Municipal de Cultura. A análise das propostas levará em conta critérios como a qualidade técnica e artística, a viabilidade operacional e adequação aos espaços, o ineditismo, a acessibilidade, o estímulo à diversidade cultural, entre outros.

 

Os Espaços Culturais

O Museu da Imagem e do Som (MIS), antigo Centro de Referência Audiovisual, desenvolve uma política ampla de apoio ao universo audiovisual da cidade de Belo Horizonte, atuando em diversas frentes, da preservação à formação e produção. Em sua sede, a instituição conjuga o trabalho de conservação com projetos destinados à difusão audiovisual, como ações de educação patrimonial, mostras de filmes, exibições ao ar livre, exposições e oficinas.

 

O MIS – Cine Santa Tereza se dedica à sétima arte e às demais manifestações artísticas em diálogo com o audiovisual. O espaço, que oferece cinema digital em alta resolução de imagens, tem como um de seus eixos a democratização do acesso ao cinema e ao audiovisual, atendendo à demanda da cidade e do setor cultural por espaços de difusão, circulação e criação artística.

 

Edital de Seleção de Propostas – Museu da Imagem e do Som

Inscrições: de 26 de fevereiro a 27 de abril de 2018

Museu da Imagem e do Som (Álvares Cabral, 560, Lourdes)

MIS – Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Informações para o público: (31) 3277-4131 / 3277-4699 | site BH Faz Cultura