Pular para o conteúdo principal

Exposição da “TV Itacolomi: a Pioneira de Minas”, em cartaz no MIS
Foto: Ricardo Laf

Museu da Imagem e do Som revive programas de auditório da TV Itacolomi

criado em - atualizado em

Que tal voltar ao passado e participar de programas que marcaram a TV brasileira nas décadas de 1960 e 1970? O Museu da Imagem e do Som sedia nesta sexta-feira, dia 24, das 10h às 17h, o projeto “Férias na TV Itacolomi”. A intenção é levar o público a uma imersão pelos famosos programas da emissora. Voltada para crianças e jovens de 4 a 17 anos, a atividade é gratuita e não é necessária a inscrição prévia.

 

O projeto “Férias na TV Itacolomi” começa com uma visita mediada à exposição “TV Itacolomi: a Pioneira de Minas”, em cartaz no museu. Em seguida, os visitantes são convidados a participar de jogos e brincadeiras que remetem a alguns programas da emissora, tais como “Mineiros Frente a Frente”, “Seu Saber é Pra Valer” e “Corrida do Jaboti”. Os jogos serão realizados de acordo com a faixa etária dos participantes: perguntas e respostas para adolescentes e jovens, gincanas, jogo de tabuleiro e quebra-cabeças para as crianças. Os programas de auditório da TV Itacolomi:

  

  • Mineiros frente a frente: comandado por Fernando Sasso, o programa era uma gincana entre cidades mineiras e fez grande sucesso na TV Itacolomi na década de 1970.

    

  • Seu saber é pra valer: programa de perguntas e respostas apresentado por Isaias Lanski. A disputa acontecia entre escolas de Belo Horizonte e mobilizava um grande número de estudantes nos anos 1970.

    

  • Corrida do Jaboti: com a apresentação de Roseli Mendes e Carlito Cerezo, o Palhaço Moleza, e o patrocínio dos Brinquedos Estrela, a “Corrida do Jaboti” era uma das principais atrações da TV Itacolomi em 1960. Em um painel como um jogo de tabuleiro, o ‘jaboti’ deveria percorrer 31 casas e ultrapassar diversos obstáculos e desafios até chegar ao grande prêmio.

    

A exposição “TV Itacolomi: a Pioneira de Minas”

    

A mostra apresenta a trajetória da primeira emissora de televisão do Estado, reunindo fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais, em que são retratados o contexto histórico, artístico e de comunicação da TV. De forma interativa, a exposição traz em cada ambiente do casarão do MIS-BH uma linha de produção da TV.
    

Espaços de interatividade e imersão vão conectar o visitante a cenários e personagens que marcaram a história da emissora, além de reviver imagens que fazem parte de nossa memória. A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (terças-feiras até 21h).