Pular para o conteúdo principal

Museu da Imagem e do Som de BH democratiza seu acervo fílmico na internet
Foto: Ricardo Laf/Divulgação

Museu da Imagem e do Som de BH democratiza seu acervo fílmico na internet

criado em - atualizado em

O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte criou, em 2013, o canal MIS BH - à época Canal CRAV - que alcançou neste mês mais de 300 mil visualizações. Visando democratizar o acesso ao seu acervo, o canal de YouTube possui mais de 2 mil inscritos e disponibiliza trechos do acervo fílmico para internautas interessados em audiovisual e na memória de Belo Horizonte, podendo ser acessado neste link. Trata-se de uma ferramenta de difusão e pesquisa ao acervo do museu público municipal, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura.

 

Com mais de cem títulos disponíveis, o público é convidado a viajar ao século passado, de encontro a uma Belo Horizonte bem diferente da cidade que vivenciamos nos dias de hoje. As construções, o trânsito, a densidade demográfica, a vegetação, entre outros, são aspectos visíveis desta transformação e podem ser observados no material disponível no Canal MIS. Vídeos sobre desfile de moda, atividades industriais e extrativistas, urbanização, carnaval, a construção da estátua de Tiradentes, festas populares, um jogo de futebol na década de 1950, entre outros, revelam as múltiplas temáticas dos filmes. O acervo aborda temas cotidianos de Belo Horizonte relacionados à política, sociabilidade, cultura, esportes, educação, entre outros assuntos.

 

De acordo com o Coordenador do Museu, Thiago Veloso Vitral, “o acervo fílmico disponibilizado no canal se apresenta como documentos importantíssimos para resgate histórico de uma determinada época e região, ao apresentar ao cidadão belorizontino singulares registros da capital mineira do século passado”.  Já Janaina Melo, Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, reforça que: “os ambientes digitais são espaços relativamente novos de atuação dos museus e estão repletos de oportunidades. O Canal MIS, pelo número de inscritos e acessos, aponta caminhos importantes para a atuação dos museus públicos municipais e reforça o quanto canais como esse podem contribuir com a difusão, pesquisa e experiência com a história e memória da nossa cidade”.

 

O trabalho de digitalização e publicação dos acervos do MIS no canal do YouTube do museu é resultado de um minucioso trabalho de pesquisa, organização, catalogação e preservação do acervo e envolve, assim como nossas exposições, mais uma oportunidade de acesso a esse importante acervo da cidade.

 

Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte


Horário de funcionamento: de quarta-feira a sábado, das 11h às 18h
Endereço: Avenida Álvares Cabral, 560, bairro Lourdes
Contatos: (31) 3277-4131/ 3277-6330 | mis.fmc@pbh.gov.br
Redes Sociais: Facebook | Canal MIS BH Youtube
Exposição Virtual: TV Itacolomi: a pioneira de Minas
Acompanhe a programação no Portal Belo Horizonte.