Pular para o conteúdo principal

A atriz Clausy Soares atrás de lua cenográfica em imagem preto e branca feira dia 3 de outubro de 1959, pertencente ao Acerto MIS-BH>
Foto: Divulgação PBH

Museu da Imagem e do Som celebra cinquentenário da chegada do homem à Lua

criado em - atualizado em
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, apresenta no sábado, dia 20, durante a Virada Cultural, das 19h às 23h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), programação especial de “50 anos do pouso do homem na Lua – A cobertura completa na TV Itacolomi”. A TV Itacolomi foi uma das emissoras que cobriu a Missão Apollo 11, responsável por levar a primeira equipe de astronautas a pisar na Lua, e o MIS resgata este momento histórico a partir de seu acervo. A exposição fica em cartaz até dezembro de 2019 e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e às terças-feiras, das 9h às 21h.
 

Com imagens de seu acervo de filmes e fotografias, o MIS propõe apresentar este evento comemorativo com a exibição de um vídeo editado a partir de entrevistas gravadas para o projeto História Oral dos “40 anos da TV Itacolomi”. A TV foi uma das emissoras que deu destaque à missão espacial lançada no dia 16 de julho de 1969.

 

Também serão expostas fotos da coleção Carlos Fabiano (Fundo TV Itacolomi) e reproduções de jornais impressos, além de propagandas, fotos e vídeos da NASA. O público será transportado aos ares da década de 1960 quando se deu a corrida espacial e os tão esperados primeiros passos do homem na superfície do nosso satélite natural. Além do filme, haverá uma Star Party com a equipe do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais, para observações astronômicas com o auxílio de telescópios e binóculos montados no gramado do museu.

 

 

TV Itacolomi: a pioneira de Minas

O acervo do Museu da Imagem e do Som tem centenas de imagens que remontam à história da TV Itacolomi, primeira emissora de televisão de Minas Gerais, inaugurada oficialmente no dia 8 de novembro de 1955, por Assis Chateaubriand, por meio dos Diários Associados. Com 25 anos de funcionamento, permanecendo como líder de audiência durante boa parte de sua existência, foi retirada do ar em 18 de julho de 1980. O acervo conta com cenas de seus bastidores, artistas, técnicos, equipamentos e eventos. O Museu também possui 22 entrevistas com vários profissionais da extinta TV, gravadas dentro do projeto de História Oral “40 anos da TV Itacolomi”, em 1995. Este projeto deixou como legado um amplo material de pesquisa, além da compilação de clippings, vinhetas e souvenirs com a marca da Itacolomi. Neste mês de julho, novos itens estão sendo incluídos para exposição, especialmente para o evento comemorativo dos 50 anos da chegada do homem à Lua.

 

 

Programação

- 19h às 23h: Visita à exposição “TV Itacolomi: a Pioneira de Minas” com destaque para os novos itens na exposição incluídos especialmente para o evento comemorativo dos 50 anos da chegada do homem à lua.


- 19h30 às 20h30: Exibição de um curta com depoimentos sobre a cobertura da corrida espacial pela TV Itacolomi e noticiários de época relacionados ao assunto.


- 20h30 às 22h30: Star Party - observações astronômicas com o auxílio de telescópios e binóculos.

 

 

“50 anos do pouso do Homem na Lua -  A cobertura completa na TV Itacolomi”

Museu da Imagem e do Som - avenida Álvares Cabral, 560, Centro
ENTRADA GRATUITA   
Informações para o público: (31) 3277-4131