Pular para o conteúdo principal

Murais artísticos homenageiam quem trabalha na manutenção da Regional Venda Nova
Gisele Colares

Murais artísticos homenageiam quem trabalha na manutenção da Regional Venda Nova

criado em - atualizado em

Quem passa pela Avenida Vilarinho, nº 5.940, no Bairro Maria Helena contempla cores, formas e expressões que transformaram o espaço urbano em arte. O muro da Gerência Regional de Manutenção (Germa) Venda Nova ganhou vida com a intervenção do grafiteiro, muralista e artista visual Leonardo Snake, que convidou o também artista Sérgio Ilídio para a execução da obra.

O mural homenageia os trabalhadores da Germa-VN, traduzindo em arte o reconhecimento pelo papel essencial que desempenham no cuidado com a cidade e no atendimento à comunidade. A iniciativa integra o Projeto Colorindo Venda Nova, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (Edital 003/2023). O projeto prevê cinco intervenções em muros da região.

Segundo o gerente regional de Manutenção Venda Nova, Vinicius Coutinho de Souza, o projeto busca destacar a identidade local. “A proposta é valorizar a história e o momento atual de Venda Nova, retratando personagens e fatos que contribuíram para o desenvolvimento e o fortalecimento da região”.

Além do muro da Germa-VN, receberam obras artísticas a Praça Santo Antônio (Rua Padre Pedro Pinto, 576) e o Cesec Venda Nova (Avenida Vilarinho, 1.690). Os próximos murais serão realizados no viaduto da Vilarinho com Avenida Pedro I e nos prédios próximos à Praça Santa Mônica, assinados pelos artistas convidados Hely Costa e Edmun.

Com traços fortes e cores vibrantes, o Colorindo Venda Nova vai além da estética: é uma celebração da arte urbana como expressão de memória, identidade e reconhecimento social.