Pular para o conteúdo principal

Hall da Prefeitura de Belo Horizonte recebendo a Mostra Gentileza no Carnaval
Foto: Rodrigo Clemente

Movimento Gentileza abre programação da Mostra Gentileza no Carnaval

criado em - atualizado em

A 2ª edição da Mostra Gentileza no Carnaval abrirá as portas nesta terça-feira, dia 11, no hall do edifício-sede da Prefeitura de Belo Horizonte, propondo uma experiência interativa para os visitantes e foliões e mostrando um novo olhar sobre a diversidade, a originalidade e a descentralização do Carnaval de Belo Horizonte.

 

A ação é uma iniciativa do Movimento Gentileza, idealizado e coordenado pela voluntária social e primeira-dama do município, Ana Laender, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. A programação seguirá até 1º de março, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h, sempre com acesso gratuito.

 

“O Carnaval é um evento que está pela cidade toda, por isso entendemos que essa é uma oportunidade de homenagear os foliões, as diferentes formas de aproveitar a festa e também os atrativos que só Belo Horizonte oferece para quem mora por aqui e para quem está de passagem”, conta Ana Laender.

 

Quem prestigiar a exposição será convidado, logo na entrada, a entrar no clima da folia. Um túnel de projeção mapeada coloca o visitante dentro de cenas de carnavais passados, ao som pulsante das baterias que desfilam pela cidade.

 

No piso do hall, um grande mapa de Belo Horizonte, dividido pelas nove regionais administrativas, exibe informações da programação de blocos de rua, escolas de samba e blocos caricatos, e sugere atrativos naturais, culturais e gastronômicos da capital para que cada folião passeie pela cidade criando seu próprio roteiro.

 

Nas paredes, um grande mural pintado pelo artista Fernando Perdigão mostra alguns dos personagens da festa e dita o clima da decoração. Os visitantes mais animados poderão, ainda, criar suas próprias fantasias com acessórios, instrumentos e objetos carnavalescos, levando para casa uma foto personalizada do evento.

 

A exemplo do ano passado, as escolas de samba e blocos caricatos serão homenageados pela Mostra. O público poderá ver de perto os trajes dos grupos campeões do Carnaval 2019: Grêmio Recreativo Acadêmicos de Venda Nova e Bloco Caricato Bacharéis do Samba. Fotos e vídeos de desfiles dos blocos de rua também estão exibidos de uma forma diferente, que promete surpreender os visitantes.

 

 

Sobre o Movimento Gentileza

Em dois anos e meio de atuação em Belo Horizonte, o Movimento Gentileza trabalha com a realização e apoio a diversas ações que contribuem para uma cidade mais gentil com a cena urbana e os cidadãos, sempre em parceria com o poder público municipal e a iniciativa privada.   

Idealizado e coordenado por Ana Laender, o Movimento é responsável por iniciativas dedicadas à requalificação do espaço urbano por meio da arte, preservação da memória da cidade e inclusão social e cultural de crianças, jovens e idosos.

 

 

 

Mostra Gentileza no Carnaval

Data: 11 de fevereiro a 1º de março
Horário: Segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábado e domingo, das 10h às 14h
Local: No hall da Prefeitura de Belo Horizonte - Av. Afonso Pena, 1.212 - Centro
Acesso gratuito