Pular para o conteúdo principal

Menina observa dois garis limpando a praça, à noite.
Foto: Marcelo Santos/PBH

Mostras fotográficas em homenagem a garis da capital estão abertas à visitação

criado em - atualizado em

A Prefeitura, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), promove, neste mês de julho, duas mostras fotográficas em homenagem aos garis, trabalhadores da limpeza urbana na capital. As exposições fazem parte do projeto “SLU-Artinerante” e são compostas por fotografias produzidas pelo servidor da SLU, Marcelo Santos.

 

A primeira exposição, “Garis trabalhadores da limpeza”, poderá ser visitada a partir desta terça-feira, dia 2, e até o dia 29 de julho no Centro Cultural São Geraldo (rua Silva Alvarenga, 548, São Geraldo). A mostra apresenta aos visitantes a oportunidade de perceber a coleta de resíduos na cidade por diversos ângulos. São 12 fotografias que retratam parte do cotidiano do gari na coleta de resíduos, mostrando corpos ágeis e movimentos rápidos para enfrentar os desafios da coleta dos descartes urbanos.

 

A segunda mostra, “Um novo olhar sobre as ruas”, estará no Centro Cultural Pampulha (rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca), desta quarta-feira, dia 3, até o dia 30 de julho. Ela é composta por 15 fotografias que retratam o gari na coleta de resíduos durante o Carnaval de Belo Horizonte, registrando flagrantes do trabalho de limpeza.

 

O projeto “SLU-Artinerante”, iniciado em junho de 2019, pretende chamar a atenção das pessoas para a importância da participação na construção de uma cidade cada vez mais limpa. Até meados de 2020, vai percorrer 17 centros culturais, apresentando trabalhos artísticos como instrumentos de sensibilização para questões da limpeza urbana.