Pular para o conteúdo principal

Mostra Studio Ghibli exibe clássicos da animação japonesa no Cine Santa Tereza
Foto: Reprodução/PBH

Mostra Studio Ghibli exibe clássicos da animação japonesa no Cine Santa Tereza

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, de 3 a 27 de janeiro, no Cine Santa Tereza, a mostra “Studio Ghibli", com uma retrospectiva dedicada a um dos mais importantes e tradicionais estúdios japonês do cinema de animação. A iniciativa organizada pela Fundação Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura, reúne clássicos aclamados pela crítica e pelo público de todas as faixas etárias. A entrada é gratuita mediante retirada de ingressos no site www.diskingressos.com.br, ou na bilheteria do cinema. Todos os filmes têm classificação livre. A programação completa do Cine Santa Tereza está disponível no Portal Belo Horizonte.

O Studio Ghibli, fundado em 1985, realizou mais de 20 longas de animação, além de curtas, telefilmes e coproduções. É conhecido pela perícia de seus realizadores - em especial Hayao Miyazaki e Isao Takahata, considerados mestres da animação japonesa. Além de ser celebrado pelo primor estético dos traços, as animações também se destacam por narrativas com abordagem de temas relevantes, como o meio ambiente, as tradições japonesas e o amadurecimento pessoal. O filme Colina Kokuriko (Goro Miyazaki, 2011), por exemplo, marcante pela trilha sonora e pelo visual, traz um romance inocente entre dois jovens, ambientado em um Japão do pós-guerra, no qual uma nova geração tenta prosperar sem perder a essência do passado. 

Questões universais relacionadas ao amadurecimento, independência e insegurança também são temas de O Serviço de Entregas da Kiki (Hayao Miyazaki, 2004), nesse caso, ambientadas em um universo feminino. A animação, que apresenta um visual de cores vibrantes e saturadas, faz referência a uma suposta tradição, na qual as bruxas de 13 anos precisam deixar suas famílias na noite de Lua Cheia para aprender o ofício. 

Outra característica presente em muitos dos filmes do Studio Ghibli é o modo como se ancoram em um universo fantástico. Em O Reino dos Gatos (Hiroyuki Morita, 2002), uma jovem é transportada em uma jornada fantástica para o Reino dos Gatos, onde é confrontada com as próprias questões, como acreditar em si mesma e apreciar a vida cotidiana. Por outro lado, Meu Amigo Totoro (Hayao Miyazaki, 1988), traz um universo fabular e folclórico, no qual duas garotas, que se mudam para o interior, descobrem que vivem perto de criaturas mágicas e de guardiões da floresta.

Ao longo de 37 anos, o Studio Ghibli produziu clássicos mundiais do cinema de animação, com destaque para A Viagem de Chihiro (Hayao Miyazaki, 2001), no qual uma garota se descobre sozinha em um mundo repleto de espíritos, criaturas fantásticas e feiticeiros. A animação, que é perpassada por reflexões sobre os espíritos, a ganância, o materialismo e o amor, consagrou o diretor Hayao Miyazaki com um Oscar de melhor animação e o Urso de Ouro no Festival de Berlim. Aclamada pela crítica internacional, a obra é frequentemente citada como uma das melhores animações de todos os tempos. 

Serviço
Mostra Studio Ghibli
Data: De 3 a 27 de janeiro
Classificação indicativa: livre 

Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias
Entrada gratuita
Ingressos: antecipadamente pelo site www.diskingressos.com.br ou diretamente na bilheteria do cinema com 30 minutos de antecedência