Pular para o conteúdo principal

Mostra exibe pinturas feitas por crianças no São Geraldo

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura promove, até o dia 14 de junho, no Centro Cultural São Geraldo, a exposição “ArteirArtista”. A mostra é resultado do projeto Arte na Infância, realizado pelo Instituto Aviva, em parceria com Centros Culturais e Escolas Públicas. A exposição itinerante traz obras de arte realizadas por crianças e jovens ao longo de 17 anos de oficinas do projeto Arte na Infância. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. A entrada é gratuita.

 

As obras abordam temas como paisagens, animais, árvores, aves, brinquedos, cabeças, casas, futebol, flores e pessoas, além de abstratos na forma de manchas, geometrias e texturas. Serão expostas 70 telas de destaque do acervo do Instituto Aviva, disponíveis online e impressas em cores no tamanho 36x57cm. Além de mostrar obras artísticas, este projeto, promove a inserção cultural da criança em nossa sociedade, para isso, envolve a criança, sua família, sua escola, as instituições culturais locais e a sociedade como um todo. Também são disponibilizados vídeos, que mostram a criança em práticas artísticas na escola, a presença da família nas oficinas de arte, a exposição como atividade sociocultural e depoimentos de participantes do projeto.

 

Pelo site Arte na Infância, o projeto busca publicar, divulgar e ampliar seu alcance. A página apresenta as obras de arte para apreciação, mostra vídeos, recomenda links correlacionados e promove debates em páginas de blog online. Todas as atividades culturais do projeto, ao longo de sua realização, são registradas em foto e vídeo e divulgadas.

 

O Arte na Infância

 

Realizado pelo Instituto Aviva, em parceria com escolas públicas e centros culturais, o projeto Arte na Infância realiza palestras, cursos e exposições de arte com o objetivo de promover, valorizar e divulgar as expressões artísticas da infância. Nas oficinas, atividades teóricas e práticas associam técnicas tradicionais a recursos de computação e internet para favorecer a expressão gráfica da infância. Desta maneira, o projeto promove o ensino de arte para que a criança, através de sua percepção, realize arte em seu meio cultural e, ao interpretar, compreender, expressar e comunicar o seu próprio contexto, ela se torne desperta e capaz de compreender também a expressão dos outros. Ao participarem crianças, famílias, professores, instituições de ensino e de cultura, o projeto envolve toda a comunidade, alcançando assim conquistas sociais, artísticas e culturais.