Pular para o conteúdo principal

Mostra do Cine Santa Tereza reúne filmes clássicos da cultura hip hop
Foto: Reprodução

Mostra do Cine Santa Tereza reúne filmes clássicos da cultura hip hop

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, de 3 a 29 de janeiro, no Cine Santa Tereza, a mostra “Ficções Urbanas: hip hop no cinema”, que traz um panorama da produção cinematográfica inspirada na cultura do Hip Hop, caracterizada por irradiar música, poesia, dança e pintura no estilo de vida urbano do mundo todo.  Pela primeira vez em BH será exibida uma seleção de títulos que ilustram o impacto do rap também na sétima arte. A mostra “Ficções Urbanas: hip hop no cinema” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. A entrada é gratuita mediante retirada de ingressos no site www.diskingressos.com.br, ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa do Cine Santa Tereza está disponível no Portal Belo Horizonte.

Obras de diretores como Spike Lee, Walter Hill, Mario Van Peebles, Mathieu Kassovitz, Curtis Hanson, Tata Amaral, entre outros, configuram um efervescente mosaico de artistas, temáticas e cenas marcantes, que remontam às origens e ao universo que rodeia esse movimento musical e político surgido da diáspora africana e latina nas periferias estadunidenses, na década de 1970. 

Na programação constam clássicos, como Breakin (classificação: 12), primeiro sucesso internacional que incorporou elementos do hip hop ao universo do cinema; Faça a coisa certa (classificação: 14), de Spike Lee, e Juice (classificação: 16), filme de estréia de Tupac Shakur como ator. No dia 6, às 19h, haverá exibição de um dos principais clássicos dos anos 1980, Warriors – os selvagens da noite (classificação: 14), filme que aborda pela primeira vez a cultura de rua das gangues de Nova York e sua estética proto hip hop.

Protagonismo Negro

Ao contrário de muitas produções hollywoodianas nas quais historicamente predominam atores brancos, os filmes selecionados apresentam elencos formados em sua maioria por atores negros, refletindo assim o protagonismo afro-diaspórico do movimento hip hop. De 50 cent a Queen Latifah, de Ice-T a Ice Cube, de Negra Li a Chris Rock, diversos mestres e mestras da rima e do ritmo deixam de lado o microfone para levarem as histórias das periferias para as telas. Destaque também para o longa ``Basquiat – traços de uma vida'' (classificação: 16), que conta a história do grande artista, falecido precocemente, e que segue influenciando gerações com seu legado plástico revolucionário que uniu o grafite e a pop art.

Tupac Shakur e Notorious BIG, duas lendas musicais que marcariam para sempre a história do rap e que também faleceram precocemente, também estão presentes na mostra com os filmes Tupac: Resurrection (classificação: 16) e Notorious B.I.G. - Nenhum Sonho é Grande Demais (classificação: 18). Segundo César Gilcevi, um dos curadores da mostra, juntamente com os rappers Matéria Prima e Enece, é a primeira vez que estes clássicos da cultura de rua são exibidos conjuntamente em Belo Horizonte. “A mostra conta com Warriors, longa primordial de 1979, que influenciou e definiu muito do que até hoje ainda é presente na cultura urbana, passa pela afirmação do gênero dentro da cinema comercial através de musicais como Breakin; traz ainda o lado pictórico do hip hop com o filme biográfico sobre Basquiat e contempla as batalhas de rima e a poesia com 8 mile, que romantiza a história de Eminem. Dessa forma, os quatro elementos fundantes do hip hop – a dança, o DJ, o MC e o grafite – se fazem presentes.” Ele também chama a atenção para o filme Judgment Night (classificação: 16), que será exibido no dia 13, às 19 horas: “Foi a primeira vez que o cinema quebrou barreiras e preconceitos estéticos e reuniu os grandes artistas de rap e de rock dos anos 1990 para compor uma das mais brilhantes trilhas sonoras já gravadas.”.

Serviço

Mostra Ficções Urbanas: Hip Hop no cinema


Data: De 3 a 29 de janeiro

Classificação indicativa:

Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias

Entrada gratuita

Ingressos: antecipadamente pelo site www.diskingressos.com.br ou diretamente na bilheteria do cinema com 30 minutos de antecedência.