Pular para o conteúdo principal

O expositor Vicente Maia, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico Bruno Miranda, a diretora do Centro Público de Economia Solidária Águeda Bafile e a assistente Christiane Esteves.
Foto: Raquel Bernardes

Mostra da Economia Solidária é prorrogada

criado em - atualizado em

A mostra realizada no Dia Nacional da Economia Solidária, 15 de dezembro, no refeitório do 1º andar do edifício Del Rey (av. Augusto de Lima, 30, Centro), será repetida nos dias 18 e 19 de dezembro, próximas segunda e terça-feira, das 9h às 16h, no mesmo endereço. A iniciativa é resultado de parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (SUTE), e de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio do projeto Movimenta PBH. As atividades foram coordenadas pela Diretoria de Economia Solidária da SUTE.

 

O projeto Movimenta PBH abriu espaço para expositores de 20 grupos de Economia Solidária da capital mostrarem doces, compotas, pães, bombons, artigos de couro, crochê e tecido, como bolsas, almofadas, roupas infantis, peças para cozinha, entre outros, todos produzidos artesanalmente.

 

Além de proporcionar um espaço de divulgação dos produtos, a atividade também tem o objetivo de informar ao público presente sobre o funcionamento da Economia Solidária, por meio de documentário exibido em vídeo no local. Os empreendimentos econômicos solidários seguem fundamentos como a cooperação, a geração de renda para pessoas sem inserção no mercado formal de trabalho, a capacitação, a valorização dos produtos locais, o preço justo e a sustentabilidade.

 

Raimundo Eustáquio de Souza, do bairro Serra Verde, regional Venda Nova, ficou satisfeito: “Muito bacana”, afirmou ele, que trouxe bolsas, carteiras e cintos de couro legítimo. Marly Jardim, do bairro Tupi, trouxe diversos tipos de bolsas, luvas de cozinha e outras peças costuradas com a técnica do matelassê. “Achei ótimo, o público estava interessado, valeu”, disse.

 

Servidores selecionados por meio de sorteio tiveram a oportunidade de participar, pela manhã, de uma oficina de biscuit, técnica de modelagem e escultura que utiliza um tipo de massa que não necessita de forno para secagem. À tarde foi realizado um sorteio de brindes entre os visitantes da mostra.

 

 

Serviço

Mostra de Produtos de artesanato, confecção e alimentação da Economia Solidária

Dias 18 e 19 de dezembro, das 9h às 16h

Edifício Del Rey -  Av. Augusto de Lima, 30 – 1º andar (refeitório)