Pular para o conteúdo principal

Moradores participam de curso de jardinagem oferecido pela Prefeitura
Foto: PBH/ Divulgação

Moradores participam de curso de jardinagem oferecido pela Prefeitura

criado em - atualizado em

Os moradores da região do PAC Bacia do Córrego Camarões, no Barreiro, participaram, entre os dias 22 de setembro e 8 de novembro, de um curso de jardinagem realizado na horta comunitária da Vila Pinho e no Parque Jacques Cousteau. A ação faz parte do trabalho social que é desenvolvido pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) em acompanhamento às obras de urbanização que foram executadas pela Sudecap na região, e contou com a participação de 12 pessoas.

 

Ao longo do curso foram ensinadas técnicas de jardinagem, além da introdução de conceitos de agroecologia e preservação do meio ambiente, mesclando aulas teóricas e práticas, por meio das quais os alunos puderam conhecer também o trabalho dos profissionais do parque e dos voluntários da horta.

 

Segundo a coordenadora do Trabalho Social no PAC Camarões, Maria Aparecida Torres, “no momento da inscrição a maioria se interessou por cultivar um jardim ou horta, mas ao longo do curso a possibilidade de geração de renda foi reforçada, o que despertou em muitos o interesse por produzir mudas, arranjos e prestar serviços de jardinagem. Outro ponto interessante é que o trabalho final - a manutenção/criação de um jardim na Escola Municipal Antônio Salles Barbosa - gerou nos alunos um desejo por cuidar e revitalizar outros espaços públicos, utilizando as técnicas que aprenderam durante o curso”, explicou.

 

O senhor Carlos José de Oliveira, morador do Conjunto Túnel de Ibirité, participou do curso e contou que, mesmo já fazendo alguns serviços na área de jardinagem, aprendeu muitas técnicas novas. “Gostei demais do curso e aprendi muito sobre proteção de solo, plantio em vaso, que não sabia bem, e várias outras coisas. No final arrumamos o jardim da Escola Municipal Antônio Salles Barbosa, e inclusive falei pra diretora que posso dar manutenção lá quando estiver com tempo livre”, contou.