27 January 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte vai urbanizar nove ruas do Conjunto Taquaril, na região Leste. As melhorias serão feitas nas ruas Santa Luzia, Dom Cabral, Pindorama, Monte Castelo, Industrial, Laguna, Planalto e Renascença, todas do Empreendimento 38, aprovadas no Orçamento Participativo 2011/2012, e na rua Concórdia, parte do Empreendimento 39, do OP 2005/2006. O contrato para início das obras já está em andamento, com ações prévias como limpeza e vistorias cautelares nos locais.
Dentre as intervenções previstas estão a urbanização das vias - totalizando 868 metros - com implantação de redes de esgotamento sanitário, estruturas de drenagem, pavimentação e contenções, além da readequação da iluminação pública. Para a execução das obras serão investidos aproximadamente R$ 6 milhões, recursos do cofre do município.
O diretor de Projetos e Obras da Urbel, Aluísio Rocha, conta que essa é um momento muito importante para os moradores. “Por meio do Orçamento Participativo foram conquistados recursos apenas para a elaboração dos projetos executivos das intervenções, mas, mesmo assim, a Prefeitura conseguiu viabilizar os valores necessários para a execução das obras. Uma das nossas prioridades tem sido exatamente a conclusão de empreendimentos conquistados nas rodadas do Orçamento Participativo”, disse.
Em reunião nessa quarta-feira (25), que contou com a participação de lideranças vinculadas ao OP, foram apresentados à comunidade os serviços que serão executados em todas as nove ruas. Os moradores foram às ruas Santa Luzia e Pindorama para reconhecimento das áreas a serem urbanizadas.
Edineia Aparecida de Souza, liderança do Taquaril e representante do Movimento Popular por Moradia, no Conselho Municipal de Habitação, comemorou a conquista. “Não tem jeito da gente não ficar feliz, porque são muitos anos de espera. Essas obras vão de fato melhorar a qualidade de vida da gente e só temos a dizer que graças a Deus elas chegaram. Tenho certeza que esse governo vai priorizar a nossa comunidade e as vidas que existem aqui”, concluiu.