Pular para o conteúdo principal

Centro de Saúde Carlos Renato Dias
Foto: PBH/Divulgação

Moradores do Barreiro são beneficiados com nova sede do Centro de Saúde

criado em - atualizado em

O Centro de Saúde Carlos Renato Dias, na região do Barreiro, começou a funcionar em sua nova sede, nesta segunda-feira, dia 3, oferecendo mais conforto aos usuários e trabalhadores. A unidade, localizada na rua José Gonçalves, 375, Barreiro de Baixo, possui dois andares com a estrutura que garante um ambiente acolhedor, humanizado e totalmente acessível às pessoas com necessidades especiais. 

 

O atendimento no Carlos Renato Dias beneficia cerca de 19 mil moradores. Para garantir a assistência integral, a unidade conta com cinco equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal; equipe de apoio com pediatra, ginecologista, clínico, psicólogo, assistente social, enfermeiro e pessoal administrativo; além dos agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Há ainda uma equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), composta por farmacêutico, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e educador físico. 

 

Para garantir maior conforto aos usuários e trabalhadores, a unidade conta com 17 consultórios médicos e um odontológico; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses; setores administrativos, dentre outros. Toda a construção foi executada com tecnologias sustentáveis, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização. 

 

A unidade faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP). Todos os centros de saúde contemplados terão espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.