Pular para o conteúdo principal

Cerca de dez pessoas, uma delas com capacete, prédio azul e laranja, cuja construção foi recém concluída, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Moradores da Vila Jardim do Vale são beneficiados por várias obras do OP

criado em - atualizado em
O prédio laranja e azul da rua Ipanema, na Vila Jardim do Vale, região do Barreiro, acabou de ser pintado e já alegrou a rua com suas cores vivas. As oito unidades habitacionais fazem parte de um conjunto de obras do Orçamento Participativo (OP), que abrange também a urbanização desta e de outras ruas da vila. 



Assim que forem concluídas, as unidades serão ocupadas pelas famílias que antes moravam em áreas, na região do Barreiro, onde foram realizadas obras pela Prefeitura. Ansiosas pela nova moradia, as famílias visitaram o prédio e puderam escolher em quais apartamentos querem ficar.

 

A atividade foi uma das ações de pré-morar que a equipe responsável pelo trabalho social, coordenado pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), promove com grupos que passam pelo processo de remoção e reassentamento. O objetivo é preparar os moradores para a mudança, o gerenciamento e a sustentabilidade do condomínio após o término das intervenções, além de apoiá-las na adaptação às novas moradias. 

 

Além das famílias e da equipe que participou do trabalho, também estiveram presentes o engenheiro responsável pela obra, Luiz Delgado; a Gerente de Acompanhamento Regional de Empreendimentos da Subsecretaria de Participação Popular, Mércia Cruz; e a líder comunitária Joventina de Souza.

 

Uma das futuras moradoras do prédio da rua Ipanema, Roberta Cardoso está contando os dias para se mudar. Em pouco tempo ela e sua filha de 14 anos estarão ocupando o apartamento 202. As duas sempre moraram na vila Jardim do Vale, e estão felizes de continuar no local. “Estava na expectativa de ver o apartamento. Gostei muito. Achei lindo e bem planejado. Ótimo para a minha família. A obra também foi uma maravilha. Antes não tinha asfalto. Era pura terra e quando chovia virava barro. O carro até chegava, mas tinha que voltar de ré”, explicou.

 

No andar do Antônio Martins, trabalhador da construção civil, vai ficar tudo em família. Ele e a filha de 18 anos vão morar em um apartamento, e o filho mais velho, Diego, escolheu o apartamento logo em frente. “A gente morava na Vila Cemig e saiu de lá por causa da obra. Ficamos no Bolsa Moradia aguardando uma oportunidade pra pegar um apartamento em um lugar bom porque não queria ir pra longe. Quando apareceu esse, peguei logo e estou muito satisfeito de ficar na região. Gostei do apartamento e escolhi ficar perto do meu filho, porque, como pai coruja, ainda vou tomar conta dele”, ressaltou.

 

Além das unidades habitacionais, segundo o engenheiro da Urbel, Luiz Delgado, outras intervenções estão sendo executadas. “Estamos com três empreendimentos do Orçamento Participativo em andamento aqui na vila. Já concluímos boa parte deles. A obra engloba a abertura e urbanização do beco Ipanema, que foi transformado em rua, das rua Jardim do Vale e Vale das Rosas, além dos becos C, D, E e F. Todos com implantação de iluminação pública, rede de água, esgoto, drenagem e pavimentação. Também será implantada uma área de lazer com viradouro para adequação do sistema viário” explicou.

 

Para a coordenadora do trabalho social, Maria Aparecida Torres, esse momento é o ápice de um processo, que começou no momento em que cada família deixou o local que habitava. “A gente já vê a felicidade dos moradores em reconhecer a sua moradia. É um momento de comemoração. Eles voltam para o mesmo território, porém agora ele está urbanizado. É uma outra perspectiva de moradia”, concluiu.

 

 

Moradores da Vila Jardim do Vale são beneficiados por várias obras do OP