Pular para o conteúdo principal

Vestido como mulher, o ator Gabriel F. segura um buquê de rosas na mão.
Foto: Diego Bresani

Monólogo traz relatos sobre medo da morte no Teatro Marília

criado em - atualizado em

O Teatro Marília recebe nos dias 25 e 26 de agosto, às 20h, o espetáculo “Adaptação”, da Cia Teatro de Açúcar. Dirigido e estrelado por Gabriel F., o monólogo traz o relato de personagens variados diante de um drama em comum: o medo da morte. A apresentação integra o Festival do Teatro Brasileiro – FTB, Cena Distrito Federal e conta com apoio da Fundação Municipal de Cultura. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos com uma hora de antecedência.

 

A peça conta a história de personagens num momento de adaptação como meio necessário de sobrevivência: um diretor teatral frustrado, que não consegue sair de uma crise criativa e decide mudar de profissão; uma atriz recém chegada à cidade grande, que necessita se acostumar à solidão do novo estilo de vida; uma transsexual que adaptou seu corpo para poder seguir vivendo nele; um dinossauro que não sabe se sobreviverá às adaptações de sua espécie. Todos estão unidos por um drama em comum: o medo de morrer, se transformar, deixar de existir, como se alguém escrevesse ou adaptasse suas histórias, recriando, agregando e, o mais temível, eliminando personagens.

 

O espetáculo estreou em 2013 em Brasília e em Madri, Espanha. No mesmo ano, recebeu os prêmios SESC de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia. Em 2015, foi selecionado para o Circuito de La Red, circulando por diversas cidades espanholas. Em 2016, integrou o Circuito Nacional Palco Giratório, circulando por mais de 40 cidades brasileiras.

 

Criada em 2007, a Cia. Teatro de Açúcar é um núcleo de pesquisa e produção de espetáculos com dramaturgia original e intenso trabalho interpretativo. As montagens da Cia se caracterizam pelo intenso trabalho de direção de atores e dramaturgia original, aliados à beleza estética, sempre concentrados em temas que investigam e discutem a complexidade humana de uma maneira leve, musical e bem humorada, mas sem abandonar o peso de cada discurso.

 

O Festival do Teatro Brasileiro

Um festival nômade. Assim é o Festival do Teatro Brasileiro (FTB). Na estrada desde 1999, o FTB tem como característica intrínseca o caminhar, o andar, o viajar. O festival leva o panorama cênico de um estado brasileiro a outro. Em edições anteriores, o festival promoveu a aproximação dos pernambucanos e sergipanos. Levou ao Distrito Federal a cena teatral dos gaúchos, mineiros, baianos e pernambucanos. Os gaúchos também foram ao encontro dos goianos, assim como cearenses ao de capixabas e mineiros. Em 2017, o evento traz para Belo Horizonte o que de mais importante está sendo feito no Distrito Federal em artes cênicas. 

 

“Adaptação” | Cia. Teatro de Açúcar

Dias 25 e 26 de agosto | sexta e sábado | às 20h

Teatro Marília (Av. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-6319