Pular para o conteúdo principal

Missão Oficial ao Fórum Anual da Rede Metropolis
Foto: Rede Metropolis/ Divulgação

Missão Oficial ao Fórum Anual da Rede Metropolis

criado em - atualizado em

Entre os dias 13 e 14 de julho, a Prefeitura de Belo Horizonte, representada por Bernardo Ribeiro, Diretor de Relações Internacionais, participou presencialmente do Fórum Anual da Rede Metropolis na cidade de Bogotá, Colômbia. A Metropolis é a segunda maior rede internacional de cidades no mundo, congregando apenas as grandes metrópoles e servindo como hub e plataforma para seus membros se conectarem, compartilharem experiências e agregarem valor uns aos outros.

Na manhã de quinta-feira (13) ocorreu a Reunião da Secretaria Geral da Rede, na qual foi apresentado oficialmente o recém-eleito Secretário Geral, Sr. Jordi Vaquer, e houve a condução de Bernardo Ribeiro ao posto de Secretário Regional para América Latina e Caribe. Com isso, Belo Horizonte assume o importante papel de coordenar as ações da rede na região, integrando todas as metrópoles que dela fazem parte em ações afirmativas de promoção de estratégias de cooperação, bem como de intercâmbio de políticas públicas. A partir do próximo mês, será construído um plano de trabalho da Metropolis para a América Latina e o Caribe, sob chefia de Belo Horizonte.

No mesmo dia, a prefeitura de Bogotá, como anfitriã do evento em razão de ter sido eleita presidente da rede para o biênio 2022-23, promoveu visitas técnicas a projetos estratégicos implementados pela administração municipal no território de Bogotá. Dentre os projetos visitados, destacam-se o TransMiCable, uma solução inclusiva e ágil para o transporte público da cidade, composta por um sistema 100% elétrico de teleféricos e que beneficia cerca de 700.000 habitantes locais, em sua maioria, de vilas e favelas; e, as Manzanas de Atendimento, um sistema de atendimento distrital focado no engajamento da sociedade, que oferece aos cidadãos serviços para desenvolver suas capacidades e promover sua autonomia, tais como ensino básico, cursos de empreendedorismo, atendimento psicossocial e oficinas de reflexão e prática sobre a redistribuição de tarefas entre homens e mulheres do cuidado doméstico.

Na sexta-feira (14) foi realizada a reunião da Diretoria Executiva da rede Metropolis, que foi acompanhada por Bernardo Ribeiro, já na qualidade de Secretário Regional para América Latina e Caribe. Como resultado dessa reunião foi aprovada a Declaração de Bogotá, que estabelece os princípios de atuação da rede no biênio 2022-24. Construída pela Prefeitura de Bogotá, a declaração ainda teve a oportunidade de ter adicionada uma cláusula proposta pelo sr. Bernardo em seu texto. Cláusula essa que avança e estabelece o espaço promovido pela Rede para a cooperação internacional pela melhoria da qualidade de vida das populações urbanas em contextos de paz e diplomacia.

Também no dia 14 foi lançado o informe metropolitano (versões em inglês, francês e espanhol), apresentando um comparativo de dados socioeconômicos da região latinoamericana. A Diretoria de Relações Internacionais da PBH apoiou na coleta, análise e estruturação dos dados de Belo Horizonte para composição deste informe, que se mostra como referência para o planejamento de políticas públicas, com base em análises a nível local e comparado. Por fim, a prefeitura de Bogotá apresentou o recém criado modelo de gestão metropolitana para a região de Bogotá (cujo departamento se chama Cundinamarca). Esse modelo já está sendo considerado referência global na gestão de áreas metropolitanas.

A missão ainda trouxe oportunidades para a PBH aproximar-se de parcerias com cidades estratégicas e que fazem parte do comitê executivo da rede. Interfaces foram iniciadas com Montréal (Canadá), Bruxelas (Bélgica), Barcelona e Madrid (Espanha), além do estreitamento dos laços já existentes com metrópoles latinoamericanas, como Rosário (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Cidade do México (México) e Bogotá (Colômbia).