Pular para o conteúdo principal

Homem branco, barbudo e com cigarro na mão olha para homem negro; ambos estão atrás das grades. Cena do filme "Quase dois irmãos".
Foto: Divulgação

MIS Cine Santa Tereza promove debate com a presença do roteirista Paulo Lins

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura apresenta na terça-feira, dia 18 de dezembro, às 19h30, no MIS Cine Santa Tereza, o projeto “Diálogos MIS”. Essa edição de dezembro conta com a presença de Paulo Lins, autor do consagrado romance “Cidade de Deus”. O escritor conversará com o público sobre o filme “Quase Dois Irmãos”, e sobre a sua trajetória na literatura e no cinema. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos meia hora antes da sessão.

 

O Projeto “Diálogos MIS” está na sua segunda edição e exibe o filme “Quase Dois Irmãos”, dirigido por Lúcia Murat e com roteiro de Paulo Lins. O longa-metragem explora o nascimento do Comando Vermelho na década de 1970, a partir do encontro entre militantes de esquerda e prisioneiros comuns no sistema penitenciário brasileiro durante a ditadura.

 

O escritor e roteirista Paulo Lins é reconhecido internacionalmente como um dos grandes nomes da literatura contemporânea brasileira e do cinema nacional. Seu livro “Cidade de Deus” foi adaptado para o cinema e recebeu quatro indicações ao Oscar 2004 (melhor diretor, melhor fotografia, melhor montagem e melhor roteiro adaptado) e foi indicado para o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, além de se consagrar no Brasil e no mundo como um sucesso de bilheteria.

 

Lins trabalhou também na adaptação cinematográfica da letra da canção de Renato Russo, “Faroeste Caboclo”. Em 2012, lançou seu segundo romance, “Desde que o Samba é Samba”, que recria ficcionalmente a criação do samba por músicos do bairro carioca da Estácio na década de 1920. O livro esteve na lista dos mais vendidos do ano. Sua obra tem atraído interesse acadêmico na forma de vários artigos, dissertações, teses e foi traduzida em diversos países.

 

O projeto Diálogos MIS promove debates acerca de questões relativas à produção, circulação e preservação da produção audiovisual e sobre diversos temas tratados pela ótica do cinema. Sua primeira edição ocorreu em novembro com a exibição do premiado filme Arábia, seguida de debate com os diretores Affonso Uchoa e João Dumans.

 

Diálogos MIS - Paulo Lins

Dia 18 de dezembro |terça-feira| às 19h30

MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias)

ENTRADA GRATUITA - Informações para o público: 3277-4699