Pular para o conteúdo principal

Três cartazes do cinema espanhol em cartaz no MIS cine Santa Tereza.
Foto: Ricardo Laf/PBH

MIS Cine Santa Tereza expõe mostra de cartazes sobre o cinema espanhol

10/07/2019 | 20:30 | atualizado em 13/07/2019 | 01:06

O MIS Cine Santa Tereza, da Prefeitura de Belo Horizonte, recebe, até o dia 1º de setembro, a exposição “O Cinema da Transição Espanhola em 20 cartazes”. A mostra de cartazes é realizada pelo Instituto Cervantes, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, e tem como objetivo oferecer um olhar sobre um dos momentos mais importantes da história do cinema espanhol, o momento político entre o final da ditadura de Franco e o início da democracia na Espanha. O projeto dialoga com a cena política contemporânea mundial e traz um ambiente de reflexão crítica ao observador. A entrada é gratuita.

 

Durante os anos da Transição na Espanha (1974-1982), o cinema participou ativamente das mudanças ocorridas no país. Sabia, de uma maneira especial, capturar os vários estados de uma sociedade que enfrentava privações de liberdade, amnésia coletiva e um futuro incerto, mas esperançoso. A exposição de cartazes de cinema busca reviver este momento crucial da história do cinema espanhol. Os temas retratados passam pela então revisão do passado recente, principalmente em relação à Guerra Civil (1936-1939) e ditadura, além da retomada da liberdade de expressão, diretamente ligada à retratação de questões políticas e de gênero no cinema.

 

Entre os cartazes exibidos estão peças dos filmes Canciones para después de una guerra (Basilio Martín Patiño), El crimen de Cuenca (Pilar Miró), Rocío (Fernando Ruiz Vergara), El espíritu de la colmena (Víctor Erice), El desencanto (Jaime Chávarri) e Canet Rock (Francesc Bellmunt), entre outros. Informações para o público pelo telefone (31) 3277-4699.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Duas idosas sorriem, sentadas. Aposentados da PBH nascidos em julho devem fazer a prova de vida até o dia 31/7

Aposentados e pensionistas da administração municipal devem se dirigir a uma agência do banco Bradesco com o cartão bancário até o dia 31. 

22/07/2019 | 20:38
#Vá de ônibus: América x Oeste, dia 23/7, 21h30. Independência tem operação de transporte para o jogo América x Oeste no dia 23/7

BHTrans realiza operação de transporte para o jogo América x Oeste, no Independência. 

22/07/2019 | 18:50