Pular para o conteúdo principal

Fachada do MIS Cine Santa Tereza durante o dia.
Foto: Ricardo Laf/PBH

MIS Cine Santa Tereza exibe filmes sobre o carnaval

11/01/2018 | 18:27 | atualizado em 11/01/2018 | 18:43

A Fundação Municipal de Cultura promove, de 16 a 21 de janeiro, no MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Praça Duque de Caxias), a “Mostra Carnaval e Cinema”, com uma série de filmes e documentários sobre a festa mais tradicional do país. Com curadoria do historiador e pesquisador da história do carnaval Marcos Maia, a programação visa colocar em evidência a diversificada relação entre cinema e carnaval presente desde as primeiras décadas do cinema brasileiro, seja nas comédias ou dramas, nos filmes de ficção ou documentários. As sessões têm entrada gratuita, com distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência.

 

A paródia, o duplo sentido e a musicalidade são elementos carnavalescos claramente presentes nas chamadas chanchadas da Atlântida. A Mostra Carnaval e Cinema exibirá alguns filmes deste período que para alguns foi o de melhor diálogo do cinema brasileiro com seu público.

 

Além de Oscarito, Grande Otelo, Fada Santoro, Wilson Grey, Zezé Macedo, Eliana Macedo e outros astros da Atlântida, quem assistir a mostra terá oportunidade de conhecer melhor alguns nomes do carnaval brasileiro e belo-horizontino, pois também serão exibidos documentários sobre Cartola, Riachão, Moreira da Silva, Serginho BH e a inesquecível Carmem Miranda. Fechando o mês de janeiro será exibido Lira do Delírio, de Walter Lima Júnior. 

 

 

Programação

 

DIA 16 DE JANEIRO | TERÇA-FEIRA | ÀS 19H30

Assim Era Atlântida (Carlos Manga | Brasil l 1975 l Documentário | 105 min)

A era de ouro da Atlântida Cinematográfica, estúdio de cinema brasileiro que se notabilizou pela produção de chanchadas.

Classificação indicativa: livre

 

DIA 17 DE JANEIRO | QUARTA-FEIRA

17h – Carmen Miranda: Bananas Is My Business (Helena Solberg | Brasil l 1995 l Documentário l 91 min)

Cinebiografia da cantora portuguesa mais brasileira que já existiu: Carmen Miranda. Com a famosa cesta de frutas tropicais na cabeça ela conquistou a Broadway e Hollywood.

Classificação indicativa: livre

 

19h30 – Nem Sansão nem Dalila (Carlos Manga | Brasil l 1954 l Comédial 88 min)

O barbeiro Horácio sofre um insólito acidente e vai parar no Reino de Gaza, no século IV antes de Cristo. Lá conhece Sansão, dono de uma força descomunal que vem de uma milagrosa peruca. Horácio, porém, troca a peruca de Sansão por um isqueiro, transforma-se num homem forte e poderoso e passa a reinar em Gaza.

Classificação indicativa: livre

 

DIA 18 DE JANEIRO | QUINTA-FEIRA

17h – O Homem do Sputinik (Carlos Manga | Brasil l 1959 l Comédia l 98 min)

Um estranho objeto parecido com o famoso Sputnik cai no quintal de Anastácio, matando suas galinhas de estimação. Ele tenta negociar o suposto satélite para recuperar o prejuízo, mas fato chama a atenção de espiões internacionais, que transformam a vida do pacato Anastácio e de sua esposa Cleci num completo caos.

Classificação indicativa: livre

 

19h30 – Carnaval Atlântida (José Carlos Burle | Brasil l 1952 l Comédial 95 min)

Xenofontes, um sisudo professor de mitologia grega, é contratado pelo produtor Cecílio B. de Milho como consultor da adaptação do clássico "Helena de Tróia" para o cinema. Dois malandros, Piro e Miro, são admitidos como faxineiros do estúdio e sonham em transformar o épico numa comédia carnavalesca

Classificação indicativa: livre

 

DIA 19 DE JANEIRO | SEXTA-FEIRA | ÀS 19H30

Samba Riachão (Jorge Alfredo | Brasil l 2001 l Documentáriol 80 min)

Aos 80 anos de idade Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século XX. É através das histórias deste cronista que o filme apresenta um relato histórico da MPB.

Classificação indicativa: livre

 

DIA 20 DE JANEIRO | SÁBADO | ÀS 19H

Cartola: Música para os Olhos (Lírio Ferreira e Hilton Lacerda | Brasil l Documentáriol 2007 l 88 min)

Através da linguagem documental - contando com imagens de arquivos e depoimentos de amigos e colaboradores -, os diretores Hilton Lacerda e Lírio Ferreira abordam a história de vida e a obra de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, um grande ícone nacional do samba e importante compositor da música brasileira.

Classificação indicativa: livre

 

DIA 21 DE JANEIRO | DOMINGO

17h – Sessão de curtas

Moreira da Silva (Ivan Cardoso | Brasil l Documentário l 1973 l 10 min)

Documentário musical focalizando a figura ímpar do compositor e cantor Antonio Moreira da Silva, o popular Kid Morangueira, o inventor do samba de breque, que aos 70 anos está em plena forma de terno de linho branco e chapéu panamá, interpretando seus antigos sucessos.

 

O Bom Malandro (Mariana Castelo Branco | Brasil l 2015 l Documentário l 15 min)

O documentário conta a trajetória do músico e compositor Serginho Beagá. Autor de sambas conhecidos como “Me leva” e “Samba Guerreiro”, Serginho fez do samba seu ofício, sua arte. Com depoimentos exclusivos de Neguinho da Beija-Flor, Leci Brandão, Dominguinhos do Estácio, Thobias da Vai-Vai, Moisés da Rocha, Lee, Paulo Bastos, Aline Calixto e Sergio Danilo, descubra quem foi e é Serginho Beagá.

Classificação indicativa: livre

 

19h – A Lira do Delírio (Walter Lima Jr. | Brasil l 1978 lDrama l 105 min)

Dois momentos na vida de um grupo de personagens cariocas. No bloco carnavalesco “A Lira do Delírio” eles vivem o êxtase. Fora do carnaval, cruzam-se num cabaré da Lapa. Ness Elliot tem o filho sequestrado e cai na manipulação de Claudio, misto de malandro e homem de negócios. O repórter de polícia Pereio faz de tudo para ajudá-la enquanto também investiga o assassinato de um homossexual.

Classificação indicativa: 16 anos

Últimas Notícias

Foto do Parque Municipal. Algumas pessoas sentadas na grama, de frente para o lago. Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana

Praças e Parques de Belo Horizonte recebem eventos gratuitos em 

19/10/2018 | 15:33
Grupo de mulheres está em rua durante dia de sol Integrantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial tomam posse

A solenidade será às 14h no auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte. 

17/10/2018 | 19:03