Pular para o conteúdo principal

Mais médicos, centros de saúde e combate à covid-19 são destaques da 2022
A Secretaria Municipal de Saúde não poupou investimentos par

Mais médicos, centros de saúde e combate à covid-19 são destaques da Saúde

criado em - atualizado em

Além do combate à pandemia de covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) enfrentou vários desafios e não deixou de trabalhar para dar à população uma assistência de qualidade ao longo de 2022. Um deles foi garantir novos profissionais na rede de saúde: em sete atos, foram nomeadas mais de 900 pessoas, entre elas 510 médicos lotados nas diversas unidades da Rede SUS/BH.  

Durante a pandemia, por orientação do Ministério da Saúde, as cirurgias eletivas precisaram ser suspensas. Mas diante da queda e da estabilização nos números da covid-19, a Prefeitura de Belo Horizonte recomeçou a realizar esse tipo de cirurgia, sendo que houve uma ampliação de 35% no número dos procedimentos em comparação a 2021. Foram mais de 30 mil cirurgias em 2022, uma média mensal muito próxima a 2019, ano anterior à pandemia de covid-19.  

“O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde durante todo o ano teve o foco em prestar a melhor assistência à saúde da população de Belo Horizonte. Nossas ações de enfrentamento à covid-19 e o esforço da Prefeitura e da Secretaria para a contratação de profissionais tiveram como objetivo a prestação do melhor serviço aos moradores em todos os nossos equipamentos”, afirmou a secretária de Saúde, Claudia Navarro. 

Enfrentamento às doenças

O ano de 2022 começou com um relevante aumento de casos de covid-19, devido à variante Ômicron. Diante da alta de casos de síndromes respiratórias, na ocasião 10 centros de saúde passaram a funcionar 24 horas por dia para atender mais de 4 mil pessoas. 

Em maio e junho, a Secretaria voltou a enfrentar grandes desafios na assistência aos pacientes – crianças e adultos –, com síndromes respiratórias. A PBH adotou então as teleconsultas, inciativa para desafogar as unidades de saúde e ampliar o acesso da população. Até este mês, foram realizados mais de 13 mil teleatendimentos. 

O atendimento pediátrico também precisou ser reforçado a partir do mês de junho. Durante cerca de dois meses, nove centros de saúde funcionaram nos finais de semana e atenderam, juntos, aproximadamente 3 mil crianças.

As Centrais de Testagem e Vigilância Genômica foram destaques na Saúde. Com a união de esforços e as parcerias com as instituições de ensino, só em 2022 foram realizados quase 800 mil testes de covid-19.

Cobertura vacinal

A Secretaria Municipal de Saúde não poupou investimentos para que Belo Horizonte atingisse índices satisfatórios na vacinação não apenas contra a covid-19, mas poliomielite e outras doenças. Com a dedicação das equipes de saúde, Belo Horizonte alcançou índices superiores aos nacionais. 

Com vários chamamentos feitos à população, a vacinação em escolas – feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação –, em shoppings e parques contra a Poliomielite, por exemplo, chegou a 80%. 

A Monkeypox chegou a Belo Horizonte e fez aqui a primeira vítima fatal do país. Mas, graças aos conhecimentos adquiridos no monitoramento de casos com o combate à covid-19, assim como as orientações aos casos suspeitos e seus contatos, a curva de transmissão não se acentuou. 

Novos equipamentos de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde reconhece que a assistência ao paciente não é feita apenas pelos profissionais. “É importante que a população seja acolhida em condições ideais e os profissionais tenham boas condições de trabalho”. 

Por isso, neste ano, a PBH entregou 11 novas sedes de centros de saúde, por meio das Parcerias Público-Privadas (PPP), e reformaram 10 unidades, levando mais conforto para usuários e trabalhadores. 

Para o próximo ano, devem ser entregues, no mínimo, outros 8 centros de saúde, que já estão em construção também graças ao regime de PPP. 

Outras obras iniciadas este ano, com previsão de conclusão em 2023, são a maternidade do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) e a passarela que vai interligar o HOB à UPA Noroeste. 

“O ano de 2022 ainda foi de enfrentamento para a Secretaria Municipal de Saúde, mas com a ajuda de todos os profissionais de assistência e das equipes técnicas estamos encerrando este ano com resultados positivos e esperamos que em 2023 tenhamos uma Belo Horizonte com mais Saúde”, afirmou a secretária Cláudia Navarro.